Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Apontar o São Paulo 'favorito' na final com o Fla é devaneio ou caça-clique

A arrebatadora vitória sobre o Corinthians despertou, mais uma vez, a euforia que marca o São Paulo, quase sempre em extremos. Após bons resultados tudo é excelente, daqui a pouco nada presta. Finalista da Copa do Brasil após 23 anos, já é colocado por alguns como "favorito" destacado contra o Flamengo. Exagero.

Mesmo com elenco complicado, técnico confuso e erros dos dirigentes, os rubro-negros têm temporada melhor do que a são-paulina. Não apresentam o desequilíbrio do rival entre partidas em casa e fora, fazem mais no Brasileirão e enfrentaram mais adversários difíceis até chegarem à decisão do mata-mata.

O São Paulo é o antipenúltimo no primeiro turno do campeonato brasileiro contando apenas os cotejos fora de casa. Fez cinco pontos. Somente Santos e América se saíram pior. Os tricolores não venceram longe do Morumbi, situação só vivida pelos americanos, que também estão sem triunfar como visitantes.

O Flamengo tem a quarta melhor participação jogando fora de seus domínios, com quatro vitórias e 14 pontos acumulados. No turno ficou a apenas três atrás do Botafogo, o melhor da primeira metade atuando longe de seu torcedor. Além do líder, apenas Cuiabá e Atlético Mineiro foram superiores.

Atuando no seu estádio, os são-paulinos têm a quarta melhor campanha da Série A, com sete vitórias e 22 pontos. Botafogo, Fluminense, Grêmio e Athletico são as equipes à frente do finalista da Copa do Brasil na pontuação acumulada nessa tabela de classificação.

Já os rubro-negros somaram 18 pontos, contudo, fizeram somente nove partidas na condição de mandantes no primeiro turno do Brasileirão. Se vencessem essa peleja a menos na comparação com seu rival na decisão nacional, ficaria com desvantagem de apenas um.

Na classificação geral o Flamengo é o quarto, com 32 pontos, o São Paulo nono, tem 23. Já na caminhada até a final da Copa do Brasil, os tricolores venceram cinco jogos, empataram um e perderam dois. Também precisaram de uma disputa de pênaltis para avançar, após derrota para o Sport, no Morumbi.

Os flamenguistas perderam na estreia para o Maringá, mas depois só não venceram no 0 a 0 com o Fluminense. Foram seis vitórias, cinco delas consecutivas, nos seus últimos compromissos pela competição. O time não dependeu de disputa de penalidades para se classificar.

Se o São Paulo encarou dois times que não são da Série A, Ituano e Sport, ambos da B; os rubro-negros enfrentaram um, o Maringá, da D. Os tricolores pegaram dois oponentes da chamada elite, Palmeiras e Corinthians. O Flamengo superou três, Fluminense, Athletico e Grêmio.

Continua após a publicidade

Nos finais dos dias 16 e 24 de setembro, tudo isso será apenas passado. Esses números não entrarão em campo e as equipes poderão melhorar ou piorar até lá. Mas mesmo com tantos problemas e até agressões, a temporada do Flamengo é melhor. O elenco também. Hoje, apontar o São Paulo como favorito é devaneio ou caça-clique.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes