Botafogo deixa 17 pontos pelo caminho e precisa cair na real no Brasileirão
Nos últimos dez jogos, dos 30 pontos disputados apenas 13 foram conquistados pelo Botafogo, 43% de aproveitamento. A queda coincidiu com a chegada de Bruno Lage, técnico que substituiu Luís Castro.
Desde o 2 a 2 com o Santos, que chegou a abrir 2 a 0, o líder do campeonato brasileiro vem dando sinais de declínio. Foram três empates seguidos fora de casa.
A partida na Vila Belmiro, somada aos cotejos sem gols em visitas a Cruzeiro e São Paulo, abriu a série de pontos perdidos após período avassalador. Foram seis em nove possíveis.
Sinais de reação foram vistos nas vitórias sobre Coritiba, Internacional e Bahia, todas no estádio Nilton Santos. Mas lá mesmo, no Engenhão, o Flamengo quebrou a série invicta dos botafoguenses como mandantes.
Classificação e jogos
Atlético, em Minas Gerais, e Corinthians, em São Paulo, também bateram o time da estrela solitária. De quebra, o líder do certame nacional saiu da Copa Sul-americana ao perder para o Defensa y Justicia, na Argentina.
A fase na qual tudo dava certo se foi. O empate em casa com o Goiás, que havia voltado à zona do rebaixamento, evidenciou isso. É uma realidade que o Botafogo terá de encarar.
Ao contrário de um título ganho com sobras, abrindo vantagem cada vez maior sobre os demais, o que se anuncia é aproximação de adversários. E um risco crescente.
A vantagem alvinegra ainda é ótima, sete pontos a 13 rodadas do final. Mas será preciso recuperar ao máximo a competitividade, esquecer a ideia de uma conquista tranquila, antecipada.
O Botafogo tem que se unir e lutar por cada pontinho. Ganhar a Série A deve ser o objetivo. Recordes e título assegurado antes da rodada derradeira são luxos, algo secundário. Melhor nem pensar mais nisso.
Deixe seu comentário