Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasil tem dupla de 'fregueses' pela frente em Montevidéu: Uruguai e Bielsa

Com Marcelo Bielsa, o Uruguai tenta quebrar um incômodo jejum: nas eliminatórias sul-americanas, em 12 partidas, a Celeste só o Brasil venceu uma vez, com cinco empates e seis derrotas. E essa vitória foi 8.143 dias antes do duelo desta terça-feira, às 21 horas, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

O desempenho pífio, com apenas 22% de aproveitamento preocupa os uruguaios, ainda mais com o estilo superofensivo que caracteriza o técnico argentino. Temem que a equipe fique exposta, como observado no empate (2 a 2) de quinta-feira, com a Colômbia.

Nessa dúzia de duelos com o Brasil, o Uruguai sofreu 26 gols e fez 12, com saldo negativo de 14! A única vitória sobre os brasileiros em eliminatórias tem mais de duas décadas. Foi em 1º de julho de 2001, antes da Copa do Mundo de 2002 na Coréia e no Japão (vídeos acima e abaixo com narrações brasileira e uruguaia).

Na oportunidade, a Celeste triunfou sob o comando do técnico Víctor Púa, que substituíra Daniel Passarella. Graças a um pênalti aos 32 minutos do segundo tempo, sofrido por Álvaro "Chino" Recoba e convertido por Federico Magallanes: 1 a 0, placar final da peleja.

Nunca mais o Uruguai derrotou o Brasil, seja qual for o certame. Depois daquela partida, por todas as competições, como Copa América, foram quatro empates seguidos, depois três vitórias brasileiras, mais uma igualdade e nos quatro últimos confrontos os uruguaios saíram derrotados.

Nos 20 últimos confrontos, a Celeste ganhou apenas dois, sendo que antes da vitória de 2011 havia triunfado quase nove anos antes, em 24 de novembro de 1992: 2 a 1 em amistoso disputado no Estádio Ernani Sátiro, o "Amigão", em Campina Grande (PB).

Bielsa esteve diante da seleção brasileira com a Argentina (1998 a 2004) e Chile (2007 a 2011). Foram 10 jogos, venceu dois (com a Albiceleste, 2 a 0, amistoso em 1999; e 2 a 1, Copa América 2001), empatou um e perdeu sete. Na final sul-americana de 2004, caiu nos pênaltis. Terá nova chance terça-feira.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes