Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Sonho de título brasileiro era mais difícil para o Fla em 2009 do que hoje

Antes de rolar a bola para Flamengo x Palmeiras no Maracanã, falar em título brasileiro rubro-negro era um mero devaneio. A distância entre tal sonho e a realidade imensa. Após a vitória dos comandados de Tite por 3 a 0, ela segue bem grande, mas já não parece missão impossível, como a história do campeonato e do próprio clube ensinam.

Em 2009 os flamenguistas celebraram sua primeira conquista nacional em pontos corridos. Um título improvável que desafiou a lógica e a matemática, tal era a distância entre a equipe e a primeira colocação no certame. Mas quando o time ainda tinha seis jogos a disputar, como agora, a distância para o líder não era maior do que a atual. E ela poderá ser menor ao final da noite.

Se em 2009 na 32ª rodada o Flamengo tinha 51 pontos, o ponteiro, Palmeiras, somava 57, seis a mais. Nesse momento o Botafogo tem apenas três de vantagem sobre os rubro-negros, com 31 partidas disputadas. Se derrotar o Grêmio na noite desta quinta-feira, a ampliará para meia dúzia, os dois com o mesmo número de jogos, 32 - há equipes, como o Palmeiras, que já disputaram 33 partidas.

Sifgnifica que a diferença do líder para os rubro-negros não poderá ser superior à de 2009 neste momento do certame. O curioso é que justamente na rodada 32 o Flamengo perdeu quando tinha a chance de entrar no G4, 2 a 0 para o Grêmio Barueri. Ali quem alimentava esperanças de título as colocou de lado, um desânimo abateu os torcedores e parecia mesmo que a arrancada ficaria pelo caminho.

Só que na partida seguinte o time voltou a vencer: 1 a 0 no Santos, em casa, pulando de sexto para o quarto lugar. Depois foi a Belo Horizonte e fez 3 a 1 no Atlético, assumindo o terceiro posto. Virou vice-líder com os 2 a 0 no Recife sobre o Náutico. Não saiu do lugar com o melancólico empate sem gols com o Goiás no Maracanã lotado, mas assumiu a liderança ao bater o Corinthians em Campinas (2 a 0).

Faltava um jogo e o Flamengo, que era 14º na 21ª rodada, só dependia de si. E ganhou o campeonato nos 2 a 1 sobre o Grêmio, no Rio de Janeiro. A história mais incrível dos pontos corridos no Brasileirão, adotados em 2003. Agora, para o sonho não virar pesadelo, a missão é derrotar o campeão da Libertadores no Fla-Flu de sábado.

Jogos que restam:

Fluminense no Rio
Red Bull Bragantino no Rio
América em Uberlândia (MG)
Atlético no Rio
Cuiabá no Rio
São Paulo em São Paulo

Siga Mauro Cezar no Twitter

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes