Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fluminense, Manchester City e a distância entre o possível e o improvável

Nas 13 últimas edições do Mundial de Clubes da Fifa, em seis o representante sul-americano não chegou à decisão. O Fluminense se livrou desse vexame ao superar o Al Ahly, mesmo sem jogar bem, sofrendo muitas finalizações, com o goleiro Fábio sendo decisivo e abrindo o placar por intermédio de um pênalti no mínimo contestável.

O Manchester City jogou sábado contra o Crystal Palace, voou para a Arábia Saudita e três dias depois fez 3 a 0 facilmente no Urawa Red Diamonds. Mesmo sem Haaland, De Bruyne e Doku. Se na véspera o time egípcio desferiu 20 arremates contra 14 (13 a 3 no primeiro tempo), o campeão inglês acumulou 25 ante um par dos japoneses.

A disparidade de um forte time europeu, mesmo sem viver seu melhor momento, em relação a qualquer adversário de outro continente é uma obviedade. Sabemos disso e os fatos comprovam. As dez últimas edições do certame foram ganhas pelo campeão da Uefa Champions League. Mesmo com atuações relaxadas, como a dos comandados por Pep Guardiola nesta terça-feira, em especial Jack Grealish.

Portanto, por mais que repitam isso, o Fluminense não é favorito, o duelo não oferece 50% de chances para cada lado e a possibilidade de título tricolor é bem menor. Mas também é óbvio que jogos de futebol só se definem em campo e sempre há chance de uma surpresa. E uma vitória sul-americana nesse contexto seria surpreendente, independentemente de quem representasse o continente.

Mas o que se ouve e lê por aí é parece algo vindo de um mundo da fantasia no qual, por também ser adepto da posse de bola, Fernando Diniz rivalizaria tecnicamente com o treinador catalão e a partida se anunciasse como equilibrada. Mas não existe qualquer indício nesse sentido. O esforço para convencer as pessoas de que o time brasileiro pode ser campeão é enorme. E tolo.

Claro que pode ser campeão. Tudo pode acontecer. Mas é improvável. Muito improvável. E você certamente sabe disso, mesmo que não queira admitir. Mesmo que tentem te convencer de algo diferente.

Estatísticas: SofaScore

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.