Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Estadual do Rio começa com perspectivas de maior equilíbrio após anos

Vasco e Botafogo turbinados como SAFs. Flamengo com o elenco mais caro do país. Fluminense bicampeão carioca e da Libertadores. O campeonato estadual do Rio de Janeiro começa nesta quarta-feira e ameaça ser o mas equilibrado em muito tempo. Nos últimos dez anos o Flamengo ganhou cinco edições, o Fluminense duas, assim como o Vasco. Um título ficou com o Botafogo.

Só os rubro-negros ficaram entre os quatro semifinalistas em todos os certames do período. Por sinal, a última vez que o Flamengo não apareceu entre os quatro melhores foi há quase 18 anos, em 2006. O Fluminense é o outro clube que consegue realmente frequentar a reta final. Não fica fora dela desde 2007.

Já o Volta Redonda, foi à semi em três dos quatro campeonatos mais recentes. Dos times pequenos é o mais regular. Nos quatro últimos anos, a disputa se concentrou na dupla Fla-Flu, com dois títulos seguidos para cada, os mais recentes tricolores. Foram quatro finais consecutivas entre os rivais.

O Botafogo, que em 2023 sequer foi semifinalista, cumpriu uma rotina ao não se classificar entre os quatro melhores. De 2019 para cá apenas em 2022 o time alvinegro chegou a essa fase do campeonato. Foi quarto e acabou disputando a Taça Rio, espécie de torneio de consolação, que conquistou derrotando os times pequenos.

Já o Vasco, terceiro colocado nos dois últimos anos, também não disputou a semifinal no par de edições anteriores. Após novo susto passando perto de mais um rebaixamento no Brasileiro, a expectativa é de que seja competitivo de fato com um trabalho de mais longo prazo.

O Rio de Janeiro tem três representantes na Copa Libertadores. Fluminense e Flamengo só vão disputa-la a partir de abril, pois se classificaram para a fase de grupos. Já o Botafogo tem compromisso em 21 e 28 de fevereiro, pela fase preliminar do certame internacional.

O adversário sairá dos duelos entre Aurora, da Bolívia; e o peruano Melgar. Caso avance, poderá ter pela frente o Red Bull Bragantino, desde que o time paulista supere o Águilas Doradas da Colômbia. Evidentemente chegará um momento no qual os alvinegros terão de colocar em segundo plano o carioca, que não ganham desde 2018.

Mesmo assim, tem boas chances de ser o Estadual do Rio de Janeiro mais disputado em muito tempo.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes