Gigante, Adílio foi um dos maiores entre os maiores na história do Flamengo
A mão direita espalmada, braço erguido, a corrida em direção ao lado à esquerda das cabines de rádio do Maracanã. Imagem que sempre estará vivíssima na retina rubro-negra de quem viveu os anos 1980.
Adílio fez gol na histórica decisão carioca de 1981, na final do Brasileirão 1983, nos 6 a 0 do troco no Botafogo e no Mundial de Clubes também.
-- Mauro Cezar (@maurocezar) August 3, 2024
Foram 616 jogos e 128 tentos, é o 13° do ranking de artilheiros do Flamengo.
E marcou um gol importante, esquecido por muitos, num? pic.twitter.com/DfNKvKGYQm
Adílio dominava a bola com classe. Corria mantendo a pelota aos seus pés com habilidade e estilo único, inconfundível. Adílio era um meia com faro de gol. Marcava até de cabeça, tal sua colocação.
Adílio fez p gol do penta da Taça Guanabara em 1982, na histórica decisão carioca de 1981, na final do Brasileirão 1983, nos 6 a 0 do troco no Botafogo e no Mundial de Clubes também. Foram 616 jogos e 128 tentos, 13° do ranking de artilheiros do Flamengo.
Tudo nesse vídeo é perfeito. Boa noite! pic.twitter.com/eRsra3QqOv
-- MRN - Flamengo (@MRN_CRF) November 26, 2023
Adílio driblava no espaço de um guardanapo, dizia o lendário narrador Jorge Cury. Tanto que quando escalado na ponta-esquerda era quase impossível detê-lo. Adílio vestia a camisa 8 e foi craque num time de craques a orbitar em torno do craque maior, o número 10.
No segundo gol do mundial de clubes, Zico cobra falta, o goleiro da rebote e Adílio marca.#IDOLOSDOFLA pic.twitter.com/JbwG5M0gEM
-- FLA-adidas® (@bocafla12) January 24, 2016
"Adílio, o camisa 8 da Nação". Ele virou livro, de Renato Zanata Arnos. "Que neguinho é esse, que está com a bola nos pés? É o neguinho Adílio, que faz com ela o que quiser". Sim, Adílio também virou música, que cantava suas origens.
Os gols!!!! Adílio e Nunes!!! pic.twitter.com/lXPjsoF1Mq
-- Flahistoria (@flahistoria) December 8, 2017
Adílio cresceu na Cruzada São Sebastião, um conjunto habitacional do Leblon. Pulou o muro da Gávea para jogar bola no Flamengo e acabou nas divisões de base. Quando driblou o segurança ainda não sabia, mas estava entrando em casa.
Em um dia como hoje, só que em 1983...
-- Fla Memória (@memoriacrf) May 29, 2023
Há 40 anos o #Flamengo venceu o Santos por 3 x 0 no @maracana e conquistou o Bicampeonato brasileiro consecutivo [82/83]. O terceiro dos oito títulos brasileiros em sua história.
Os gols foram marcados por @Galinho1953, Leandro e Adílio. pic.twitter.com/EuF8yvhCCo
Adílio nasceu para jogar no Flamengo. Vê-lo em campo era um prazer. Acompanhar toda sua carreira foi um privilégio. Obrigado, "Neguinho da Cruzada". Que saudades!
29 de Maio, 1983 ?#flahistoria
-- Flahistoria (@flahistoria) May 29, 2019
No Maracanã com 155.253 pagantes, o Flamengo venceu o Santos por 3 a 0, conquistando o bi-campeonato (82/83) do @Brasileirao , terceiro da história do clube
? @Galinho1953
? Leandro
? Adílio
@galvaobueno
@RedeGlobo pic.twitter.com/guUXy4pER0
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.