Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CBF vai cobrar rigor de árbitros contra excessos cometidos na área técnica

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, se reúne a cada rodada com os apitadores que atuam nas partidas pelos campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol. E nesta semana fará uma cobrança específica: maior rigor quanto à presença de personagens à beira do gramado.

O item 9 das regras do futebol deixa claro: quem ocupa a área técnica deve "se comportar de maneira responsável"(...) e "somente uma pessoa por vez está autorizada a dar instruções táticas da área técnica". Isso significa que se o treinador ali está, auxiliares de demais integrantes da equipe não podem se levantar sem motivos. Muito menos ali permanecer.

Contudo, está evidente que os árbitros não têm sido rigorosos quanto à multiplicação de pessoas na área técnica. Em geral pressionando a equipe de arbitragem, reclamando. Auxiliares, preparadores físicos, jogadores reservas, são inúmeros os profissionais que deveriam permanecer sentados, mas se levantam e muitas vezes ficam de pé.

A intenção do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF é cobrar mais atitude dos árbitros para acabar com esse comportamento durante as partidas. Seneme entende que os apitadores vêm sendo menos rigorosos com quem se instala na área técnica e é hora de voltar a um comportamento que, entende, já foi mais adequado.

Vejamos no final de semana, quando o campeonato brasileiro estará de volta, se o puxão de orelhas dará resultado. Ou se a farra na área técnica vai continuar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes