Brasileirão: Palmeiras já teve chances de ultrapassar o Botafogo. E falhou
O empate do Botafogo com o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, com desfalques de lado a lado e sem torcida no Estádio Independência, colocou o campeonato brasileiro ainda mais e disputa. O time local atuou com menos um desde os 40 minutos de partida e o líder não conseguiu a vitória.
Antes, em Salvador, o Palmeiras jogou mal, mas venceu o time mais arame liso do país, o Bahia. Um triunfo por 2 a 1 com a equipe baiana perdendo gols e mais gols, confirmando que é capaz de dominar partidas, mas sofre demais para marcar. Três pontos na conta.
A combinação dos dois resultados fez a diferença entre líder e vice-líder cair para dois pontos. Isso significa que os palmeirenses poderão assumir a primeira colocação no confronto direto com os botafoguenses, terça-feira, no Allianz Parque, desde que derrotem o Atlético, sábado, em Goiânia.
Muitos já consideram quase certo esse roteiro. Embora, depois do que se passou em 2023, não se deva duvidar da capacidade do Botafogo de fraquejar nesse momento decisivo, soa precipitada essa certeza de que a equipe paulista será líder após a peleja em seu estádio.
O time carioca já permitiu a aproximação alviverde em outros momentos, mas não foi ultrapassado. Na 30ª rodada tinha só ponto a mais, idem na 28ª. Na 25ª eram dois, como agora. Já na 16ª, Botafogo e Palmeiras estavam em primeiro, com os alvinegros na liderança pelos critérios de desempate (dois gols marcados a mais).
Diante desse retrospecto de atuações irregulares de ambos, impossível afirmar algo. O fato incontestável é a disputa ainda mais aberta, que pode ganhar outro integrante, o Fortaleza, desde que vença o Fluminense no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, e o quarto colocado, Flamengo, na terça-feira, em casa.
O Leão do Pici precisa desses dois triunfos e de empates em Botafogo x Vitória, Atlético Goianiense x Palmeiras e Palmeiras x Botafogo para entrar de vez na briga. Improvável? Sim, mas não impossível nesse certame sem um time que realmente se destaque dos demais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.