Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo começa 2025 se arriscando com a versão de que não era profissional

Agora sim, começou a gestão de Luiz Eduardo Baptista na presidência do Flamengo. A chegada de BAP ao poder é pautada pelo discurso do profissionalismo, algo que, ainda no início, já dá sinais do quão perigoso poderá ser, caso leve a distorções.

Como a principal função à frente do departamento de futebol era ocupada por um dirigente amador, a tese de que o clube não era profissional se espalhou. Na verdade ela não se sustenta, e essa onda coloca em risco o que já funcionava.

Marcos Braz não é mais o comandante no Ninho do Urubu, que agora tem à frente José Boto, remunerado para exercer o cargo de diretor. O vice de futebol, Fábio Palmer, deverá ficar distante do dia a dia do CT, um modelo bem diferente.

Mas isso não garante sucesso. Treinadores são pagos para trabalhar e erram, são demitidos, obviamente um dirigente corre o mesmo risco de falhar. O rótulo de "profissional" deve ser acompanhado por um adjetivo como... "bom". Ou "ótimo".

E na execução do dia a dia, esses termos elogiosos devem, obviamente, se justificar. Se Boto será um sucesso ou fracasso, só com o tempo saberemos, ainda mais porque esta é a primeira vez que assume um clube de tamanho peso com tantos poderes.

Fora do futebol, o Flamengo se arriscará se a nova gestão não souber aproveitar o que herdou operando bem. Setores diversos do clube com bons profissionais que o fazer funcionar, obviamente qualificados.

Ou alguém acha que com uma horda de incompetentes o clube sairia, em seis anos, de um faturamento abaixo de meio bilhão de reais para mais de R$ 1,3 bilhão? No departamento de futebol e nos demais, a missão de quem chega é preservar o que funciona, e aprimorar.

Cientes de que o desafio da construção de um estádio obrigará os rubro-negros a buscarem elevação de receita e, provavelmente, cortar despesas. Sendo que os custos mais elevados, obviamente, estão no futebol. A ver a história que se inicia.

Siga Mauro Cezar no X

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.