Topo

Menon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Belmonte diz que São Paulo precisa de três reforços e que não tem dinheiro

Carlos Belmonte, diretor de futebol São Paulo - Estádio 97 FM
Carlos Belmonte, diretor de futebol São Paulo Imagem: Estádio 97 FM

20/08/2021 14h39Atualizada em 21/08/2021 13h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras, em um 3 x 0 que tirou o time da Libertadores, mas que não trará mudanças no planejamento do clube até o final do ano.

"Estamos no lucro. Ganhamos um título, estamos vivos na Copa do Brasil e focados para conseguir 60 pontos no Brasileirão para chegarmos até a pré-Libertadores", afirma Carlos Belmonte, diretor de futebol.

Lucro financeiro ou esportivo?

Os dois. Nossa previsão orçamentária era oitavas na Libertadores, semifinal do Paulista, quartas na Copa do Brasil e sexto no Brasileiro. Ganhamos o título paulista, superamos a meta na Libertadores, podemos superar na Copa do Brasil...

Mas no aspecto esportivo, foi muito superado pelo Palmeiras na Libertadores.

Realmente, poderíamos ter feito mais. Cedemos o empate no primeiro jogo e saímos atrás no segundo. Tivemos duas chances de empatar com o Pablo e não deu. Mas jogamos de igual para igual com um adversário fortíssimo e que tem muito mais recursos.

Está faltando dinheiro?

Sim. O mercado está horrível. Não recebemos nenhuma oferta e a janela tem mais onze dias. Teve o caso do Denner, do Portimonense. Vamos receber 800 mil euros pela transação.

E o time precisa de reforços?

Sim. Não temos primeiro volante para competir com Luan. Precisamos de mais um zagueiro, o Rodrigo deve sair. E um centroavante, só temos o Pablo.

O departamento de scout não funciona? Indicar Borré, Calleri e Benedetto é fácil.

Ah, mas você está sendo injusto. Esses nomes vazaram porque são jogadores conhecidos. Mas o scout indicou 60 jogadores. O número foi reduzido para 27. Há uma seleção natural. O Crespo veta um, o Muricy veta outro, detectamos problemas particulares, comportamento ruim, salário alto. Economizamos 4 milhões com a saída de Hernanes, vou gastar com Benedetto?

E como contratar?

Como estamos fazendo. Compra agora e começa a a pagar em janeiro. Buscamos jogadores sem contrato. Não temos a menor condição de enfrentar Palmeiras, Grêmio, Flamengo ou Galo.

Como é o departamento de scout?

Seis funcionários. Três monitoram o rendimento de nossos jogadores e dos rivais. Outros três cuidam do mercado.

Por que tantas contusões?

É preciso diferenciar lesão de trauma. O Willian teve um choque de joelho, o Sara teve um pisão no pé. Nada a ver com lesão muscular. Tivemos ausência de férias e acúmulo de jogos. Em uma semana, teremos apenas o William no DM. É um cara que admiro muito, deu um perfil mais competitivo ao time.

É verdade que Luciano tem uma fibrose como a que interrompeu a carreira de Luis Fabiano?

Não. Esquece.

É verdade que os jogadores precisam fazer fisioterapia em casa porque os profissionais trabalham apenas meio período?

É mentira. Os profissionais de fisiologia e fisioterapia cumprem seu período de trabalho diariamente, como está no contrato. Chego aqui no CT às 8 horas e já estão aqui. Dr Sanchez chegas às 6 horas.

Mas eles tem outro trabalho?

Sim. E não é da minha conta. O importante é cumprir o acordado.

O Reffis está ultrapassado?

Atende a demanda, mas já há aparelhos mais modernos. Não houve renovação.

Há algum projeto de renovação total, acordo para novos aparelhos?

Não. A gente vai comprar um ou outro aparelho novo, mas não tem dinheiro para uma reforma total.

Como é o caso de Daniel Alves?

Ele tem contrato e recebe em dia. É um profissional comprometido, que treina com dedicação e que tem vontade de vencer. Infelizmente, temos um tombo gigante com ele, que veio da diretoria antiga. Quem fez esse contrato, sabia que não dava para pagar. E fez assim mesmo.