Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo, em outro nível, é obrigado a vencer; São Paulo precisa ser digno

Pedro, do Flamengo, comemora seu gol com Gabigol em jogo contra o Athletico-PR do Copa do Brasil - Robson Mafra/AGIF
Pedro, do Flamengo, comemora seu gol com Gabigol em jogo contra o Athletico-PR do Copa do Brasil Imagem: Robson Mafra/AGIF

14/09/2022 10h58Atualizada em 14/09/2022 15h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo é de semifinal de Copa do Brasil. Reúne dois gigantes do futebol mundial. E, apesar da magnitude do jogo e dos adversários, a missão de cada um é bem diferente.

A verdade é que Flamengo e São Paulo estão em prateleiras diferentes atualmente. O Flamengo é um clube reconstruído e o São Paulo em reconstrução.

Ao Flamengo, os títulos soam como algo natural. Para o São Paulo, são um sonho que só se concretiza com muita luta.

E como o Flamengo vai para o jogo com uma vantagem de 3 x 1 construída no Morumbi, a obrigação de passar de fase pode ser cumprida até com uma frustrante e hipotética derrota por 1 x 0.

Seria uma classificação que, por incrível que pareça, deixaria a torcida aborrecida e resultaria em críticas ao treinador.

E como seria para o São Paulo vencer por 1 x 0? Ficaria sem a vaga, mas com a sensação de que foi longe demais, até mais longe do que se esperava. E a torcida ficaria mais confiante para a decisão da Sul-Americana contra o Del Valle e até para o restante do Brasileiro.

A prática do pragmatismo levaria o São Paulo a jogar com reservas hoje e deixar os titulares para domingo, contra o Ceará.

Só que esporte - e a vida - não existem sem sonhos. O sonho é ganhar por 3 x 0. Se tiver dignidade e luta, estará no lucro, mesmo se a vaga ficar - como deve ficar - com o Flamengo.