Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cabeça de Calleri faz São Paulo tirar o pé da lama

Calleri vive seca de gols na temporada - Getty Images
Calleri vive seca de gols na temporada Imagem: Getty Images

18/09/2022 18h24Atualizada em 18/09/2022 18h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A mudança mais importante do futebol foi a vitória passar a valer três pontos e não dois, como antes. O empate passou a ter menos valor, ser menos atraente.

Se um time empata três seguidas, está invicto com três pontos. Se outro ganha uma e perde duas, tem os mesmos três pontos e leva vantagem no segundo critério, número de vitórias.

O gol de Calleri foi muito importante para que o São Paulo saísse da areia movediça originada de tantos empates. Eram 13 em 26 jogos, 50%.

Agora, o time chegou a 34 pontos, ficou mais longe do Z-4 (seis pontos) e abriu uma nova frente de luta: pode chegar à Libertadores também através do Brasileiro. Está a três pontos do G-8.

Calleri não marcava havia oito jogos. O São Paulo não vencia havia quatro jogos. Não é coincidência. O argentino chegou a 42 gols em 102 jogos, o 21° no ano.

Não foi apenas o gol. Foi um guerreiro o tempo todo. Ajudou a defesa, saiu da área, foi fundamental na vitória facilitada também pela justa expulsão de Luis Otávio.

Mesmo assim, o Ceará foi valente, levou perigo, mas tudo ficou impossível com a imbecil falta de Zé Roberto em Diego Costa. Com nove, não dá.

E o São Paulo fez o segundo, com Bustos marcando pela primeira vez, após bela jogada dos patinhos feios, Marcos Guilherme e Igor Gomes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL