Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo, com basquete forte, planeja ter times de vôlei em 2024

Jogadores de São Paulo e Tenerife disputam lance na final do Mundial de Basquete - FIBA
Jogadores de São Paulo e Tenerife disputam lance na final do Mundial de Basquete Imagem: FIBA

07/03/2023 15h38Atualizada em 07/03/2023 15h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois do basquete, o São Paulo pretende avançar mais rumo aos esportes olímpicos. Passou a patrocinar o fundista Fábio Jesus, brasileiro mais bem classificado (4° lugar) na última São Silvestre e tem planos mais audaciosos.

"A ideia é ter dois times de vôlei no próximo ano", conta Vinícius de Medeiros, homem forte dos esportes olímpicos. "E estamos montando o time sub-20 de basquete para esse ano ainda".

O projeto é cauteloso e depende do fortalecimento do basquete. "Temos dois patrocinadores que bancam 40% dos custos e nossa meta é chegar a 100% até o final do ano. Quando for autossustentável, passaremos a patrocinar outros esportes".

O São Paulo descarta "emprestar a camisa" de clubes como recentemente, quando fez parceria com o time feminino de vôlei de Barueri, dirigido por José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasileira. "Nada disso. Agora, vamos patrocinar, como fizemos com o basquete, que teve um êxito muito grande".

Em quatro anos de atividade, o São Paulo foi campeão paulista e da BCLA, campeonato que reúne equipes da América do Sul e Central. Perdeu a disputa do título mundial para o Tenerife e perdeu também finais do Super 8 para o Minas, e Brasileiro e Paulista, ambos para Franca.

"Queremos montar um time forte sub-20 para que revelações subam para o time principal. É o que estamos implementando agora", diz Medeiros.