Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

ONU apoia Vinícius Jr, senador do Espírito Santo defende os macacos

Vinicius Jr. ganhando prêmio de melhor jogador da final do Mundial de Clubes da FIFA de 2022. Na ocasião, seu clube, o Real Madrid foi campeão - Getty Images
Vinicius Jr. ganhando prêmio de melhor jogador da final do Mundial de Clubes da FIFA de 2022. Na ocasião, seu clube, o Real Madrid foi campeão Imagem: Getty Images

24/05/2023 10h57Atualizada em 24/05/2023 13h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os continuados atos de racismo contra o brasileiro Vinícius Jr em muitas cidades da Espanha atingiram repercussão mundial, por dia intensidade e pela corajosa reação do jogador.

A Espanha tenta se desfazer da pecha de racista e toma decisões tardias. Prenderam agora o delinquente que "enforcou" um boneco preto de plástico, que vestia a amida de Vinícius Jr.

O colunista Jamil Chade, do UOL, informa que o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Türk, condenou os ataques racistas contra Vinicius Jr. e alertou que as medidas tomadas até agora para combater o racismo no esporte não são suficientes, principalmente por parte das organizações esportivas.

Muitos jogadores estão se posicionando. Paulinho comemorou um gol com o punho cerrado dos Panteras Negras e também de Reinaldo, precursor na luta pelos direitos humanos.

Raphinha, companheiro de seleção, exibiu uma camisa com os dizeres: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra", uma frase que Vinícius tem tatuada.

A luta está posta. Há que se escolher um lado. Um senador do Espírito Santo, eleito com 821 mil votos, escolheu o seu. O lado dos macacos.

Em pronunciamento no Congresso disse, que os que chamam Vinícius Jr de macaco estão expondo os macacos. E, que a melhor forma de luta seria entrar em campo com uma leitoa branca e beijá-la, mostrando assim falta de ressentimento.

Fui ao dicionário procurar o significado do nome do senador.

Achei

Magno = Grande

Malta = Bando de malfeitores, grupo de pessoas de baixa estirpe, gente vagabunda e de má índole.

Coincidência, claro