Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dorival errou feio: escalou muito jogador ruim junto

Kannemann e Calleri disputam a bola em Grêmio x São Paulo, duelo do Campeonato Brasileiro - RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Kannemann e Calleri disputam a bola em Grêmio x São Paulo, duelo do Campeonato Brasileiro Imagem: RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

04/06/2023 18h07Atualizada em 05/06/2023 09h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo perdeu para o Grêmio em Porto Alegre. Pode-se creditar ao frango de Rafael, ao gol perdido por Rodriguinho, mas seria injusto com o garoto promissor e com o bom goleiro, que fez defesas de bom nível.

O treinador errou duas vezes. Feio.

Errou taticamente ao entrar com um 3-5-2 com um volante só. Trouxe o Grêmio para o seu campo e viu o time gaúcho conseguir 30 minutos de massacre no primeiro tempo, com direito à virada.

Errou também em manter o 3-5-2 por 75 minutos.

Mas o erro maior foi escalar muito jogador limitado ao mesmo tempo. O São Paulo tem alguns jogadores muito esforçados, lutadores, aguerridos, mas...sem talento.

E ele escalou os constrangedores Raí Ramos e Alan Franco, ao lado dos esforçados Alisson, Caio Paulista, Michel Araújo e Wellington Rato.

Um ou outro pode jogar bem - o gol saiu de cruzamento de Caio Paulista - contra o Sport, Araújo fez um golaço - mas todos juntos é terrível.

E o São Paulo tem talento?

Bem, não há um Arrascaeta ou Paulo Henrique Ganso, mas Gabriel Neves, Luciano, Marcos Paulo e Rodriguinho poderiam ajudar. Marcos Paulo e Luciano construíram uma boa oportunidade. E Rodrigo Nestor é o melhor.

Escrevi algumas vezes que o São Paulo estava vencendo apesar de jogar mal. Era um alerta. E houve a vexaminosa derrota contra o Sport. E esta contra o Grêmio, que poderia ter sido evitada.