Topo

Perrone

Ideias de candidatos para futebol corintiano vão de sirene a veto a amigos

28/11/2020 10h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sirene tocando em todas as contratações, time motivado por saber que cada gol vai render doação de cesta básica e fim de contratações de amigos do presidente para formar o estafe do departamemto. Essas são algumas das propostas dos candidatos à presidência do Corinthians na eleição deste sábado. O blog reuniu as principais medidas idealizadas por cada candidato. Confira abaixo.
Mário Gobbi
O ex-presidente aposta na contratação criteriosa de profissionais para a comissão técnica e demais setores do departamento. Com outras palavras, ele sugere que hoje reina um "quem indica" e promete acabar com tal prática.
Veja a declaração do ex-presidente enviada pela assessoria de imprensa dele ao blog com os projetos de Gobbi para o futebol.
"O futebol profissional masculino do Corinthians vai voltar a ser profissionalizado. Hoje, se você olha o estafe de todo departamento de futebol, quase todos têm alguma ligação familiar com as pessoas próximas ao presidente. Não é mais um lugar onde se escolhe o mais competente. Tem dois filhos de um, ex-cunhado de outro, amigo do filho de mais um e por aí vai.
O investimento do clube em futebol já é gigante. Está entre os mais caros do país. Ele só não dá resultado porque a escolha do estafe, com certas contratações do elenco nos últimos três anos, servem apenas para agradar aos amigos do presidente. Quando os escolhidos forem os melhores e não mais os mais chegados, você tenha certeza que o resultado será outro. E comprometimento também."
Duílio Monteiro Alves
O candidato que deixou a diretoria de futebol para disputar a presidência escreveu em seu material de campanha que o "desenvolvimento do futebol demanda planejamento a longo prazo, gestão profissional, controle de gastos e investimento responsável".
Vale lembrar que a oposição critica os gastos do clube com o futebol em sua gestão e a qualidade do time atual.
O plano de gestão de Duílio ainda lista as seguintes propostas:
"Planejamento a longo prazo, tanto na contratação de jogadores, quanto no trabalho técnico e nas metas a serem atingidas, em busca de estabilidade e, claro, da conquista de títulos.
Contratação de reforços baseada na identificação das deficiências do elenco, com processos bem estruturados, foco em resultados e responsabilidade financeira.
Filosofia de futebol que combine com a do clube e tenha sequência a longo prazo.
Utilização do CT da base como um polo de formação de atletas com estrutura e tecnologia de ponta, incrementando o potencial do Corinthians em investir em jovens atletas;
Retomar hegemonia do Corinthians nos campeonatos de base em todas as categorias;
Relação estreita entre futebol profissional e as categorias de base, a fim de que o clube possa otimizar o aproveitamento dos jogadores que ele forma.
Foco especial nas categorias sub-20 e sub-23 (nota do blog: a série de contratações para essa categoria sem aproveitamento no time de cima é um dos pontos mais criticados da atual gestão), a fim de preservar o desenvolvimento do atleta e prepará-lo de forma correta para acessar o futebol profissional no momento apropriado, sem prejudicar sua carreira, evitando que o clube perca suas promessas ao respeitar o tempo de preparação e amadurecimento de cada atleta.
Seguir investindo em qualidade e tecnologia no preparo físico dos atletas e também no departamento médico, a fim de evitar lesões e afastamento de jogadores.
Investimento no CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol) e na análise de desempenho, peças essenciais e estratégicas tanto no dia a dia do futebol, quanto na contratação acertada de peças para o elenco. Implementação também na base.
Manutenção de tecnologias de ponta em todas as áreas que envolvem o departamento e busca por novos métodos.
Augusto Melo
O candidato conhecido como Tio tem as propostas mais criativas para o futebol alvinegro. "Vamos voltar a trazer o jogador para estar dentro do clube (social), vamos trazer o jogador para estar próximo do nosso sócio, a cada contratação vamos tocar novamente a sirene lá do nosso clube", diz o programa de Augusto. Ou seja, os reforços, que hoje são apresentados no CT do clube, voltariam a ter suas apresentações no Parque São Jorge para a retomada da tradição da sirene anunciando contratações.
Outra ideia inusitada é fazer com que a camisa do time volte a ter apenas um patrocinador. A estratégia é oferecer uma série de espaços na arena e no Parque São Jorge, revitalizado com lojas, restaurantes e Roda Gigante, além de novas plataformas digitais para o patrocinador. A tese é de que, assim, o espaço na camisa valeria mais.
O time seria o motor de ações sociais do clube. Uma delas é incentivar torcedores a doarem uma cesta básica para uma instituição homologada a cada gol da equipe. "Imagine numa preleção de um jogo do Corinthians, o técnico entra segurando a mão de um garoto, olha para seus jogadores e diz o seguinte, imagine que a cada gol do Corinthians ele e mais 49 crianças como ele vão receber uma cesta básica. Imagine a empolgação de cada um desses jogadores em fazer o jogo, entender que eles vão estar diminuindo a fome de cada uma daquelas crianças", diz o locutor que narra o projeto de Augusto.