Topo

Perrone

Opinião: falta de ousadia de Cuca prejudica Santos contra o Grêmio

Marinho tenta se livrar da marcação de Kannemann durante Grêmio x Santos pela Libertadores 2020 - Diego Vara - Pool/Getty Images
Marinho tenta se livrar da marcação de Kannemann durante Grêmio x Santos pela Libertadores 2020 Imagem: Diego Vara - Pool/Getty Images

09/12/2020 21h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Santos poderia ter saído de Porto Alegre com uma vitória, mas levou o empate num gol de Diego Souza, de pênalti, no final da partida. Culpa, principalmente, da falta de ousadia de Cuca, na opinião deste blogueiro.

O treinador santista teve muito mérito ao neutralizar as principais jogadas gremistas, sem abandonar as armas ofensivas de seu time na maior parte da partida.

Porém, com o jogo se aproximando de seu fim, Cuca ficou tão desesperado para assegurar o 1 a 0 que desprezou a chance de ampliar a vantagem.

Se o Santos tivesse acelerado mais o jogo, principalmente com Marinho, teria tido boas chances de fazer mais gols.

O Santos praticamente abandonou a chance de conseguir um resultado mais confortável do que uma vitória por 1 a 0 com a saída de Marinho, seu jogador mais capacitado, para a entrada de Bruno Marques, aos 40 minutos do segundo tempo. Em entrevista coletiva, o treinador disse que todas as substituições foram porque os atletas sentiram desgaste físico.

Claramente, o Santos enfraqueceu sua melhor arma para sair da arena do Grêmio com um resultado confortável nas quartas de final da Libertadores: o contra-ataque. E justamente quando o tricolor gaúcho mais precisaria se expor em busca do empate.

Desde a mudança, os santistas ficaram a maior parte do tempo encolhidos na defesa dando chutões e esperando a bola voltar.

Aos 54 minutos, foi marcado pênalti polêmico para o time da casa após a bola tocar no braço de Vinícius dentro da área. Lance difícil. Não me arrisco a cravar se foi pênalti ou não.

O torcedor do Santos está pistola com a arbitragem. Mas deve questionar também o recuo do time ordenado por Cuca e que ajudou a dar nova vida ao Grêmio na briga por uma vaga na semifinal graças ao empate em um gol.