Topo

Perrone

Após derrota, Abel Ferreira repete discurso de Luxa sobre elenco reduzido

Abel Ferreira comanda o Palmeiras na partida contra o Inter, pelo Brasileirão - Fernando Alves/AGIF
Abel Ferreira comanda o Palmeiras na partida contra o Inter, pelo Brasileirão Imagem: Fernando Alves/AGIF

20/12/2020 08h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a derrota por 2 a 0 para o Internacional, neste sábado (19), pelo Brasileirão, Abel Ferreira disse que o Palmeiras tem um elenco extremamente reduzido. A afirmação contrasta com a declaração dada pelo português depois do jogo anterior, a vitória por 3 a 0 sobre o Libertad, do Paraguai, que colocou a equipe brasileira nas semifinais da Libertadores. Na ocasião, ele afirmou nunca ter tido um grupo de jogadores com tanta qualidade.

A análise sobre a quantidade de atletas do caro time palmeirense feita por Ferreira se assemelha à queixa rotineiramente disparada por Vanderlei Luxemburgo. O antecessor do europeu falava insistentemente em elenco curto, o que o fez ser criticado no clube.

Há também a coincidência de o tamanho do grupo de jogadores ser objeto de comentário dos dos dois técnicos após derrotas.

"O elenco está curto. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar, dar um upgrade, junto com o que já temos. Ter mais qualidade. Está bem claro para nós, temos três competições", disse Luxa após derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Rio, em outubro. Na ocasião, o alviverde perdeu uma invencibilidade de 20 partidas.

"Aqui o problema não é das competições. O problema é de um elenco extremamente reduzido. Nós temos um elenco extremamente reduzido. Um bom elenco, uma boa equipe. Já falei várias vezes que nós temos tido dores de cabeça para compor nosso meio-campo em função das ausências", afirmou Abel depois da derrota em Porto Alegre.

Além de perder atletas com contusões, o treinador também enfrentou recentemente um surto de covid-19 no time, sendo um dos atingidos

Depois de eliminar o Libertad, o técnico palmeirense havia dito: "nunca treinei uma equipe com tanta qualidade como essa, com homens, jogadores que já ganharam títulos, sabem que para ganhar é preciso muito mais do que só ter bons jogadores, e estamos, aos pouquinhos, construindo esse espírito. Se constrói grandes equipes com grandes homens". Na ocasião, ele não se queixou do tamanho do elenco.

Apesar da semelhanças nos discursos de Ferreira e Luxa em relação ao tamanho do elenco, existe uma diferença importante. Diferentemente do brasileiro, o português não pede reforços.