Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Entenda o trâmite para a possível volta do futebol em São Paulo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Federação Paulista de Futebol pretende entregar nesta quinta (8) um novo protocolo sanitário para o Ministério Público analisar. Se o parecer for favorável, haverá um trâmite a ser seguido para a possível volta dos jogos no estado, mesmo se for mantida a fase emergencial de combate à pandemia de covid-19 em São Paulo.
A elaboração de um novo documento foi combinada em reunião na última quarta. A FPF, então, passou a trabalhar em pontos que preocupam o MP.
Quando receber o novo protocolo, o Ministério Público vai analisar se passa a considerar segura a volta do futebol no estado, apesar da gravidade da pandemia.
Em caso positivo, o tema será levado para o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo. Será a vez do grupo que orienta o governador João Doria fazer suas considerações.
Caso seus membros solicitem mudanças no protocolo, o processo levará mais tempo. Após o eventual aval do Centro de Contingência, Doria dará a palavra final sobre a volta ou não do futebol no estado.
No governo, o entendimento é de que o governador não irá contra pareceres do MP e do grupo que o aconselha desde o início da pandemia.
Havendo a liberação por parte de Doria, a bola volta para a FPF definir datas, consultar clubes e marcar os jogos. Os times do Paulistão já estão de sobreaviso para a possibilidade de uma volta rápida a partir da liberação do governo.
Por conta de todo esse procedimento levará um tempo entre o eventual consentimento do MP e o retorno dos jogos.
O clima na FPF é de otimismo depois da última reunião com o MP. Os dirigentes entendem que, desde que seja feito o novo protocolo atendendo aos pedidos do Ministério Público, não haverá motivos para o órgão manter sua recomendação de suspensão dos jogos durante a fase emergencial. A partir desse aval, as outras portas se abririam, na avaliação dos cartolas.
Porém, a FPF não crava uma data para o possível retorno. Primeiro porque não se sabe quanto tempo o MP levará para analisar o novo protocolo. O mesmo vale para a avaliação a ser feita pelo Centro de Contingência.
Na próxima sexta, o governo deve anunciar se mantém o estado na fase emergencial ou se haverá mudança para o estágio vermelho, pouco menos duro em termos de restrições.
De acordo com fonte ligada ao governo estadual, independentemente da fase, o futebol pode ser liberado.
A opinião do MP terá peso importante porque a suspensão dos jogos foi decidida após recomendação do órgão.
Um dos pedidos do Ministério Público que a FPF tenta atender é a realização de testes para covid-19 nos membros dos times nos dias dos jogos. A sugestão inicial do MP era a testagem uma hora antes das partidas. A federação respondeu que isso seria inviável e passou a trabalhar para assegurar a realização dos testes nos dias das partidas, mas com maior antecedência.
O novo protocolo também terá o modelo de bolhas, com as delegações isoladas em hotéis e centros de treinamento.
Atualização
A Federação Paulista entregou o novo protocolo para o Ministério Público na manhã desta quinta e aguarda a resposta do órgão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.