Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clubes procuram presidente da Câmara para retomar MP do Mandante

29/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma comissão de dirigentes de clubes vai se encontrar na próxima quinta-feira (1° de julho) com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, para retomar a discussão sobre a MP do Mandante. Segundo cartolas ouvidos pelo blog, a delegação não estava definida até a noite desta segunda (28), mas a comitiva deve representar todos os clubes das séries A e B do Brasileiro.

Os dirigentes trabalham com a informação de que Jair Bolsonaro publicará em breve uma nova MP que dê aos mandantes o direito de negociar a transmissão dos jogos. Nesse cenário, eles querem explicar para Lira a importância do tema para as agremiações e pedir celeridade da Câmara no caso de uma nova Medida Provisória ser publicada.

Eles querem mais empenho da presidência da Câmara para que a eventual nova MP seja votada rapidamente na casa. As Medidas Provisórias só são transformadas em lei depois de serem aprovadas na Câmara e no Senado.

Em 18 de junho do ano passado, Bolsonaro publicou a MP 984, favorecendo os mandantes nas vendas de direitos de transmissão. Em 15 de outubro, ela perdeu a validade, pois não foi votada no Congresso Nacional.

Atualmente, está em tramitação na Câmara um projeto de lei do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que também dá ao mandante o direito de comercializar a transmissão do jogo. Mas os dirigentes preferem insistir com a MP.

Os cartolas também pretendem falar para Lira sobre a necessidade de outras mudanças na Lei Pelé (a alteração na venda dos direitos de transmissão é uma delas), entre diversos temas.

A iniciativa faz parte da estratégia dos clubes para ter maior representatividade nos assuntos relevantes para o futebol brasileiro. Assim, a reunião com Lira está em sintonia com o trabalho para a criação de uma Liga Nacional.