Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Clássico com São Paulo vale mais para Palmeiras do que parece

Abel Ferreira técnico do Palmeiras durante partida contra o Fluminense  - Thiago Ribeiro/AGIF
Abel Ferreira técnico do Palmeiras durante partida contra o Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

16/11/2021 11h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O clássico com o São Paulo, quarta (17), no Allianz Parque, vale mais para o Palmeiras do que pode parecer.

A partida é uma decisão para o Tricolor por causa de sua luta para se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão. Mas um série de ingredientes tornam o jogo com alto grau de importância para o Verdão.

A começar pela proximidade da final da Libertadores, em 27 de novembro, com o Flamengo.

Encarar jogos com jeito de decisão antes da partida no Uruguai é bom para a equipe calibrar seu espírito competitivo.

Além disso, é importante mostrar evolução nas partidas que antecedem a final para que os jogadores ganhem confiança. Depois do clássico, o time de Abel Ferreira fará só mais duas partidas antes de decidir a Libertadores. Enfrentará Fortaleza e Atlético-MG.

Ganhar bem do São Paulo também seria uma resposta ao Flamengo, que fez 4 a 0 sobre a equipe de Rogério Ceni, fragilizada pela expulsão de Calleri no começo do jogo no Morumbi.

Um fator que deveria motivar o Palmeiras é a chance de deixar mais difícil a briga do São Paulo contra o rebaixamento.

Não para o palmeirense poder zoar o amigo são-paulino. É que, na opinião deste colunista, clubes grandes precisam aproveitar a chance de empurrar um rival para a Série B.

Um gigante rebaixado significa, teoricamente, um concorrente a menos na briga pelo título brasileiro do ano seguinte. Até financeiramente é possível tirar vantagem da queda de um rival da mesma cidade. Quem cai vê despencar as receitas com cotas de TV no Brasileiro. A tendência é também as verbas com patrocínio diminuírem. Isso ajuda quem se manteve na elite a abrir vantagem econômica sobre quem caiu. Lembrando que uma eventual derrota não rebaixa o São Paulo, mas o complica ainda mais.

Completa o combo a premiação de acordo com a posição de cada equipe no Brasileirão. Tirar o título do Galo é uma missão muito difícil para o Palmeiras, mas quanto melhor for sua classificação, mais dinheiro entrará no caixa. E vencer o São Paulo é importante nesse contexto.