Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Estafe de Pedrinho espera conclusão sobre janela para avançar em tratativas

Pedrinho foi recepcionado por familiares e amigos em Alagoas após voltar da Ucrânia  - Morgana Oliveira/CSA
Pedrinho foi recepcionado por familiares e amigos em Alagoas após voltar da Ucrânia Imagem: Morgana Oliveira/CSA

05/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segundo fonte no estafe de Pedrinho, o meia-atacante já foi autorizado pelo Shakhtar Donetsk a negociar sua transferência por empréstimo até dezembro ou por venda.

Porém, a ideia é esperar pela definição da Fifa sobre a possibilidade de abertura de uma janela de transferências especial na Europa. O novo período teria como objetivo facilitar a recolocação de jogadores de times ucranianos no continente europeu. A expectativa no entorno do ex-corintiano é de que a medida será adotada.

No estafe de Pedrinho, o discurso é de que ele foi procurado por clubes brasileiros e estrangeiros, tendo até proposta já feita. E que ainda não houve uma conversa com o jogador sobre se ele prefere atuar na Europa ou no Brasil.

Caso a Fifa autorize a abertura de um período excepcional de transferências para acomodar atletas de equipes ucranianas, a situação dos times brasileiros que miram esses jogadores deve se complicar.

Isso porque, hoje, as janelas dos principais mercados europeus e estão fechadas. Nesse cenário, o Brasil é uma das poucas opções, ao lado dos Estados Unidos, para os atletas que fogem da guerra na Ucrânia. No primeiro semestre, os clubes brasileiros podem inscrever jogadores até 12 de abril. O diferencial se dissolveria com a medida emergencial.

Na última quarta (2), esta coluna mostrou que empresários de jogadores brasileiros que saíram da Ucrânia após a invasão feita pela Rússia tinham a expectativa de que a Fifa autorizasse a janela especial. Ela aconteceria antes da data tradicional no verão europeu (início do segundo semestre).

Nesta sexta (4), a coluna do Bruno Andrade no UOL mostrou que o Shakhtar lidera um movimento para que a Fifa autorize abertura da janela excepcional.