Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Perrone: Punição branda ao Boca Juniors estimula racismo na Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A multa de US$ 100 mil (R$ 523.280) aplicada pela Conmebol ao Boca Juniors pelos atos racistas de seus torcedores em jogo contra o Corinthians na Bombonera é um incentivo a racistas na Libertadores.
Na opinião deste colunista, a pena é branda e serve como estímulo para quem quiser praticar algo semelhante. Castigo tão leve para o clube não tem efeito inibidor.
Como mostrou o colunista do UOL Marcel Rizzo, essa foi a primeira punição por racismo do Tribunal de Disciplina da Conmebol depois da mudança do regulamento, que prevê também jogar sem torcida ou com a arquibancada parcialmente fechada.
No próximo dia 5, o Corinthians retornará ao estádio do Boca para a disputa das oitavas de final da Libertadores.
Não será surpresa se novos atos racistas acontecerem dada a falta de rigor na recente punição. O mesmo se aplica ao confronto da próxima terça (28) em Itaquera. Vale lembrar que no último jogo entre as duas equipes na Neo Química Arena um torcedor do Boca chegou a ser preso após praticar ato racista, mas pagou fiança e foi solto.
Racismo não precisa de reincidência para ser combatido rigorosamente. Porém, ainda que tenha sido o primeiro julgamento com a regra atual, torcedores do Boca já tinham feito o mesmo nos dois jogos contra o Corinthians pela fase de grupos.
Ou seja, o episódio julgado não representa um problema caso isolado. O racismo tem corroído a Libertadores. Os ataques acontecem em partidas disputadas em vários países. E a Conmebol demonstra se importar apenas de maneira protocolar com o assunto. A punição financeira ao Boca confirma isso.
Assista às lives do Corinthians após os jogos no canal do UOL Esporte no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.