Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com acordo de 3 meses, Mazziotti lidera 'saúde' corintiana em meio à tensão

Bruno Mazziotti, fisioterapeuta com passagem marcante pelo Corinthians, vai atuar como consultor do clube - Mauro Horita/AGIF
Bruno Mazziotti, fisioterapeuta com passagem marcante pelo Corinthians, vai atuar como consultor do clube Imagem: Mauro Horita/AGIF

12/08/2022 12h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As dificuldades enfrentadas pelo Corinthians na atual temporada pelo fato de o departamento médico ficar frequentemente lotado geraram questionamentos no setor do futebol profissional sobre o trabalho de profissionais envolvidos na prevenção de lesões e recuperação dos jogadores.
Para tentar reverter a situação, em julho, o Corinthians promoveu o retorno do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, agora como consultor.
Conforme apurou a coluna, ele ganhou status de líder da área ligada à saúde dos atletas, rótulo antes ostentado pelo médico Joaquim Grava, que dá nome ao CT alvinegro e, oficialmente, é consultor médico da agremiação. Mas Grava, que trabalha há mais de 40 anos para a agremiação, tem frequentado menos o centro de treinamento desde as mudanças.
Apesar do status de líder na área da saúde no futebol corintiano, inicialmente, Mazziotti tem contrato de apenas três meses, segundo a assessoria de imprensa do clube.
Sua chegada ocorreu em meio a uma tensão política porque, além de ser antigo profissional do clube, Grava tem forte ligação com Andrés Sanchez, mas sua relação com o diretor de futebol Roberto de Andrade está desgastada, de acordo com apuração da coluna. Publicamente, no entanto, ambos não trocam críticas.
O ex-presidente é o líder do grupo político do atual mandatário, Duilio Monteiro Alves, e de Andrade. Andrés também tem ótima relação com Mazziotti.
A coluna apurou que o relacionamento entre Andrade e Grava já estava deteriorado antes do retorno do fisioterapeuta e de sua liderança na área da saúde.
A coluna perguntou à assessoria de imprensa do Corinthians se Mazziotti assumiu a chefia do departamento médico [apesar de não ser formado em medicina] e se Grava deixou de ser consultor.
A resposta foi que o médico segue prestando sua consultoria normalmente. E que Mazziotti chegou "como consultor por três meses para melhorar o fluxo de informação entre os departamentos de Saúde e Performance (Medico, Nutrição, Fisiologia e Fisioterapia)". Não houve resposta sobre quem chefia o departamento médico.
A assessoria também ressaltou que "Grava sempre foi um consultor muito respeitado no clube" e que "isso não mudou". Também afirmou que ele não frequenta o CT diariamente.
Andrade não respondeu à coluna se as mudanças aconteceram porque ele estava descontente com o trabalho do consultor médico.
Grava disse que costumava ir pelo menos duas vezes por semana ao CT, além de atender atletas do time de futebol feminino e de outras modalidades do clube.
O médico declarou que não tem comparecido ao centro de treinamento por conta de sua agenda. No entanto, ele diz estar prestando normalmente sua consultoria, inclusive conversando por telefone com Mazziotti.
"Fui consultado e concordei com as mudanças. Eu continuaria como consultor médico, e o Bruno ficaria no dia a dia, cuidando de toda essa parte, fisiologia, nutrição e fisioterapia. Ele pode até organizar o departamento médico", afirmou Grava.
Porém, a coluna apurou que sua não ida ao CT também tem a ver com o desgaste no relacionamento com Andrade.

Em março de 2021, em outra crise na área médica corintiana, o consultor cogitou deixar de prestar serviços para o Alvinegro após seu filho, o médico Ivan Grava ser demitido.
Apesar da grande influência na rotina diária do Corinthians, o fisioterapeuta segue seus trabalhos para os dois times de seu amigo Ronaldo, Cruzeiro e Valladolid.
Foi pelas mãos do Fenômeno que Mazziotti chegou pela primeira vez ao Corinthians em 2009. Ficou até 2015.