Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
#FicaVP x #ForaVP faz treinador ir de genial a Professor Pardal no Twitter
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Enquanto aguardam Vítor Pereira definir se fica no Corinthians para a próxima temporada, corintianos que defendem sua permanência bombaram a hashtag #FicaVP. Ela chegou a ficar entre os trending topics do Twitter no Brasil nesta segunda (24). Porém, a ala da Fiel contrária à continuidade do treinador reagiu com #ForaVP.
No entanto, o movimento pela saída do português não ficou entre os assuntos mais comentados da rede social até a conclusão deste post.
A divergência de opiniões fez com que, ao mesmo tempo, o treinador alvinegro fosse tratado como genial e ruim.
Os que torcem pela renovação de contrato usam como argumento fatos como ele ter ajudado o time a disputar uma final de Copa do Brasil e a alcançar as quartas de final da Libertadores (após 10 anos). Isso sem comandar a pré-temporada da equipe e encarando uma série de desfalques pelo caminho. A classificação no Brasileirão, sempre na briga por vaga na Libertadores, também é lembrada.
Os fãs de Pereira sustentam que, se ele conseguiu fazer tudo isso pegando o time com a temporada já em andamento, a tendência é de que o treinador possa levar a equipe a feitos maiores se organizar o trabalho desde o início.
Do outro lado, parte dos críticos chama VP de Pardal, numa referência ao personagem da Disney Professor Pardal. A ligação com o inventor que nasceu nos quadrinhos é uma crítica à decisão do técnico de escalar jogadores fora de suas posições e aos diferentes sistemas táticos usados por ele.
O lateral esquerdo Fábio Santos às vezes joga na zaga. Piton, que também tem a lateral esquerda como sua origem, já apareceu na ponta-esquerda. O segundo volante Cantillo por muitas vezes jogou como primeiro volante. Nessa posição, o colombiano falhou no primeiro gol do Flamengo na derrota corintiana por 2 a 0 na primeira partida das quartas de final da Libertadores em Itaquera.
Na eliminação no Campeonato Paulista, diante do São Paulo, o técnico chegou a utilizar, sem sucesso, o meia Renato Augusto como "falso 9".
A dificuldade do time para vencer fora de casa e o fraco desempenho em clássicos também fazem parte do combo de críticas. Sob o comando de Pereira, o Corinthians disputou 11 partidas contra seus maiores rivais paulistas. Perdeu seis, ganhou dois (ambos contra o Santos) e empatou três.
Há também queixas em relação ao salário do treinador, considerado alto por esses torcedores, e até a respeito da demora dele para decidir seu futuro. Existem os que não esquecem a entrevista coletiva em que o português disse que queria treinar o Liverpool. Depois o técnico se desculpou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.