Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Goleada enganosa marca último amistoso de Portugal antes da Copa

Jogadores de Portugal comemoram gol de Bruno Fernandes em amistoso contra a Nigéria - Octavio Passos / Correspondente
Jogadores de Portugal comemoram gol de Bruno Fernandes em amistoso contra a Nigéria Imagem: Octavio Passos / Correspondente

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu último amistoso antes da Copa do Mundo, a seleção portuguesa venceu a Nigéria por 4 a 0, em Lisboa, nesta quinta (17).

A goleada é enganosa porque quem olhar só o placar elástico pode pensar que o time do técnico Fernando Santos fez uma atuação brilhante.

Porém, isso não aconteceu. Depois de um início em ritmo forte, o desempenho de Portugal foi protocolar. A impressão é de que os portugueses se pouparam para o Mundial após fazerem 2 a 0 já no primeiro tempo.

Sem Cristiano Ronaldo, com indisposição gástrica, Portugal mostrou algumas de suas armas, como a precisão na troca de passes e as mudanças de posições entre seus jogadores na primeira etapa.

O primeiro gol saiu logo aos 9 minutos, após belo passe de João Félix para Dalot, que deu assistência para Bruno Fernandes marcar.

Ainda no primeiro tempo, Bernardo Silva, pela esquerda, fez boa jogada em profundidade e cruzou. A bola bateu no braço de Osayi-Samuel dentro da área. Bruno Fernandes cobrou a penalidade e fez 2 a 0, aos 35 minutos.

No segundo tempo, Fernando Santos fez cinco mudanças na equipe, que parecia jogar com o pé no freio.

Tanto que, mesmo criando pouco, a Nigéria teve a chance de descontar. Aos 35 minutos, o goleiro Rui Patrício defendeu cobrança de pênalti feita por Dennis.

A oportunidade desperdiçada abalou os nigerianos e acordou os portugueses, que ampliaram a vantagem com Gonçalo Ramos, aos 37 minutos, e João Mário, aos 39 minutos.

Apesar da goleada, não dá para dizer que Portugal encerrou sua preparação voando. Agora é esperar para ver o que os portugueses mostram na próxima quinta (25) na estreia na Copa, diante de Gana.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o pênalti desperdiçado pela Nigéria não empataria o jogo, e sim deixaria Portugal vencendo por 2 a 1. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL