Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Técnico do Corinthians é visto como discípulo de Tite e conhecedor do clube

Fernando Lázaro, anunciado como o novo técnico do Corinthians para 2023 - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fernando Lázaro, anunciado como o novo técnico do Corinthians para 2023 Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

20/11/2022 14h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Anunciado como novo treinador do Corinthians neste domingo (20), Fernando Lázaro é visto no Parque São Jorge como discípulo de Tite e profundo conhecedor do clube.

Apesar da pouca experiência como treinador interino, Lázaro é tido como um profissional com ideias de jogo bem definidas, muitas delas fiéis à filosofia de Tite.

Filho do ídolo corintiano Zé Maria, ele era um dos observadores de seleções adversárias de Tite para a Copa do Mundo, mas já deixou a comissão técnica que está no Mundial.

Lázaro havia trabalhado para a CBF na Copa da Rússia e na Copa América de 2019.

Segundo nota divulgada pelo Corinthians para anunciá-lo, ele tem "quase duas décadas de serviços prestados ao clube em diversas áreas técnicas, como analista de desempenho e gestor do CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), além de auxiliar técnico".

O tempo de casa faz com que Lázaro conheça os meandros do Parque São Jorge.

O trabalho como analista de desempenho deu a ele a fama de conhecedor de jogadores e sistemas táticos usados no futebol brasileiro. Em tese, isso pode ajudá-lo na indicação de reforços para o Alvinegro.

Na última temporada, Lázaro trabalhou como assistente de Vítor Pereira. Ele assistia aos jogos da tribuna e nos intervalos se juntava ao treinador e a seus auxiliares de campo.

Esse trabalho o manteve em contato com o elenco atual, que é bem conhecido pelo novo treinador.

Nas duas vezes em que atuou como técnico interino, Lázaro aplicou ideias simples, aproveitando o trabalho de seus antecessores e obteve bons resultados. Foram duas vitórias após a saída de Vagner Mancini, em 2021, e quatro vitórias e um empate como substituto temporário de Sylvinho, no início de 2022.

Ao escolher Lázaro, a diretoria corintiana vai economizar dinheiro já que um treinador com maior experiência seria mais caro. Vale lembrar que Duilio Monteiro Alves assumiu a presidência prometendo reduzir as despesas corintianas.