Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Como o corte de Benzema mexe com o mapa de favoritos da Copa

21/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Antes de a seleção francesa ser assolada por uma onda de lesões, não vi necessidade de refazer meus palpites para o Mundial do Qatar. Minha primeira vez no Simulador da Copa do UOL havia apontado Brasil e França na final, com os europeus levantando a taça.

Mantive as "previsões" mesmo com a França já colecionando os desfalques de Pogba, Kanté, Mike Maignan, Kimpembe e Nkunku.

Mas o corte, também por lesão, de Benzema, eleito melhor jogador do mundo da temporada 2021/2022 pela revista France Football, foi a gota d'água.

Decidi voltar ao simulador. Não deu outra: a ausência de Benzema mexeu com o mapa de favoritos da Copa do Mundo. Isso apesar de os atuais campeões mundiais contarem com um dos melhores atletas da atualidade: Mbappé.

Na nova simulação, minha final foi Brasil x Inglaterra. Na decisão imaginária, deu seleção brasileira.

Mantive a França como classificada em primeiro lugar do Grupo D, seguida pela Dinamarca.

Enquete: Qual seleção vai surpreender na Copa do Mundo do Qatar?

Apesar de todos os desfalques, marquei a atual campeã como vencedora do hipotético confronto com a Polônia pelas oitavas de final.

A novidade rolou nas quartas. Sem Benzema, além de todos os outros ausentes, vejo a Inglaterra como favorita, caso esse duelo aconteça. Os ingleses têm um time forte e entrosado, o que justifica o favoritismo em relação a uma França seriamente desfalcada.

Numa das semifinais deu Inglaterra x Espanha. Se rolar, será um confronto equilibrado. Considero os ingleses com uma equipe mais madura. Por isso, ostentam um pequeno favoritismo. Mas no simulador não dá para ficar no muro. Assim, coloquei os ingleses na decisão contra o Brasil, que bateria a Argentina em outro confronto duro.

Não hesitei e cliquei no "botão" que decretou o Brasil campeão na simulação. Aposto que o talento individual dos brasileiros faria a diferença para o time de Tite numa decisão contra os ingleses. Com a França completa, o (pequeno) favoritismo estaria do lado da seleção europeia.

No final da brincadeira, o simulador me deixou com a convicção de que o quadro de favoritos para dar a volta olímpica no Qatar mudou desde o corte de Benzema.

Hoje, pela ordem, vejo Brasil, Argentina e Inglaterra como principais favoritos. Alemanha, Portugal, Espanha e Holanda são candidatas fortes. Por causa das baixas, a França foi rebaixada de favorita número 1 para esse segundo grupo.

E você, já simulou os resultados depois de a França perder Benzema? Acesse o simulador da Copa do UOL aqui.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola