Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Cristiano Ronaldo faz história em jogo que valeu pelo 2º tempo

Cristiano Ronaldo comemora com João Felix após marcar de pênalti para Portugal contra Gana na Copa do Mundo do Qatar - Clive Brunskill/Getty Images
Cristiano Ronaldo comemora com João Felix após marcar de pênalti para Portugal contra Gana na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

24/11/2022 15h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo fez história nesta quinta (24) ao se tornar o primeiro jogador a marcar pelo menos um gol em cinco Copas do Mundo. Portugal venceu Gana por 3 a 2 em sua estreia no Mundial do Qatar num jogo que valeu apenas por seu segundo tempo.

Até levar o gol de CR7, de pênalti, na segunda etapa, Gana se preocupou apenas em se defender quase que o tempo inteiro. A primeira etapa foi arrastada, com a seleção africana recuada, enquanto os comandados de Fernando Santos trocavam passes improdutivos. Faltavam triangulações e tabelas para os portugueses desmontarem a defesa adversária, que foi organizada e segura no primeiro tempo.

A emoção que faltou na etapa inicial apareceu no segundo tempo. Principalmente depois de um pênalti polêmico ser marcado em Cristiano Ronaldo. Ele cobrou com precisão e alcançou o recorde, aos 19 minutos. Até então, o craque teve atuação discreta. O português deixou para trás Pelé, Messi e os alemães Seeler e Klose, que balançaram as redes em quatro mundiais.

Foi levar o gol para Gana atacar como não havia atacado no primeiro tempo inteiro. André Ayew empatou a partida aos 27 minutos.

Não deu tempo para os ganeses comemorarem. João Félix fez 2 a 1 aos 32 minutos. Só dois minutos depois Rafael Leão marcou o terceiro de Portugal após João Félix aproveitar vacilo de Gana no meio-campo e roubar a bola.

Para compensar a falta de emoção do primeiro tempo, Gana marcou seu segundo gol com Bukari, de cabeça, aos 43 minutos. A seleção do técnico Otto Addo seguiu pressionando. Teve grande chance com Williams no final, mas ficou no quase.

Portugal fechou a primeira rodada do Grupo H na liderança, após o empate sem gols entre Uruguai e Coreia do Sul, mas mostrou que precisa evoluir muito para ir longe na Copa. Por sua vez, CR7 não precisou de muito esforço para escrever mais um capítulo de uma das histórias mais brilhantes do futebol mundial.