Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Lewandowski, goleiro polonês e 'pé torto' derrubam Arábia Saudita

Wojciech Szczesny defendeu penalidade cobrada por Salem Al-Dawsari na partida entre Polônia e Arábia Saudita - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
Wojciech Szczesny defendeu penalidade cobrada por Salem Al-Dawsari na partida entre Polônia e Arábia Saudita Imagem: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

26/11/2022 12h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Arábia Saudita repetiu neste sábado (26) o bom futebol da surpreendente vitória sobre a Argentina na estreia na Copa do Mundo, mas parou na sua falta de pontaria, no goleiro polonês Szczesny e em Lewandowski. Assim, mesmo jogando melhor, os sauditas perderam para a Polônia por 2 a 0.

Szczesny pegou um pênalti no período inicial. Por sua vez, Lewa deu uma assistência no primeiro gol e marcou o segundo na etapa final, quando sua seleção estava sob forte pressão. Ele balançou as redes pela primeira vez em Copas do Mundo. No Qatar, Lewa disputa seu segundo Mundial.

No primeiro tempo, os sauditas complicaram a saída de bola polonesa com uma eficiente marcação. A seleção comandada pelo técnico Hervé Renard também mostrou velocidade para contra-atacar e se recompor defensivamente.

Apesar das dificuldades para encontrar espaços, a Polônia abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo. Lewandowski tocou para Zielinski fazer 1 a 0.

Aos 44 minutos da etapa inicial, Szczesny começou a brilhar ao defender pênalti cobrado por Al-Dawsari. No rebote, o polonês pegou chute de Al-Burayk.

Como ocorrera contra a Argentina, os sauditas mostram seu melhor desempenho na etapa final, encurralando o adversário no campo defensivo e criando chances para marcar, Porém, faltou pontaria. Quando a bola foi no alvo, o goleiro polonês a defendeu.

De acordo com o site Footstats, a seleção saudita fez 16 finalizações, mas errou 11 delas. Os poloneses acertaram cinco de nove arremates.

Aos poucos, a Polônia começou a encaixar os contra-ataques. Foram duas bolas na trave no segundo tempo. Mas a pressão saudita continuava, até que, aos 36 minutos, Lewandowski aproveitou um vacilo da defesa adversária, ficou com a bola e fez 2 a 0. Ou seja, Lewa fez o que a torcida polonesa esperava dele: decidiu.