Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Com força mental, Croácia faz lição de casa contra Canadá

Jogadores da Croácia comemoram gol de Livaja na partida contra o Canadá, pela Copa do Mundo de 2022 - Eric Verhoeven/Getty
Jogadores da Croácia comemoram gol de Livaja na partida contra o Canadá, pela Copa do Mundo de 2022 Imagem: Eric Verhoeven/Getty

27/11/2022 15h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A zebra ameaçou passear pelo Grupo F da Copa do Qatar pela segunda vez seguida neste domingo (27). Depois de o Marrocos vencer a Bélgica por 2 a 0, o Canadá abriu o placar contra a Croácia logo no primeiro minuto de jogo, com Alphonso Davies.

A reação croata não foi imediata, mas os atuais vice-campeões do mundo venceram por 4 a 1.

Marcando bem e chegando com velocidade ao ataque, os canadenses deixaram a impressão de que poderiam sustentar a vantagem no placar até o final.

Porém, os croatas tiveram força mental para não desabarem com o golpe inicial. Na metade do primeiro tempo, a equipe de Modric ajustou a marcação, dominou o meio-campo e passou a agredir mais o adversário.

Não deu outra. Kramaric empatou ao 36 minutos do primeiro tempo. Oito minutos depois, Livaja fez 2 a 1.

No segundoo tempo, trocando passes de forma segura, a Croácia controlou a partida e sofreu poucos riscos.

Aos 25 minutos, Perisic fez uma bela virada de jogo para Kramaric, que se livrou da marcação com habilidade e fez 3 a 1. Aos 49 minutos, Majer anotou 4 a 1 após falha de Miller.
A partida, que começou de forma assustadora para a Croácia, terminou de maneira tranquila para ela. Não foi uma atuação brilhante, mas a seleção europeia fez a lição de casa. Era proibido perder depois do empate com o Marrocos na estreia.

Os croatas chegaram aos quatro pontos, mesma pontuação do Marrocos, mas ficam com a liderança do Grupo F no desempate. A Bélgica tem três pontos. Sem chance de classificação, o Canadá não pontuou.

Além de cumprir a missão de se manter vivo na briga pela vaga nas oitavas de final, o time de Modric mostrou capacidade de evolução.