Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marrocos dá aula de retranca e elimina da Copa do Mundo a favorita Espanha

Jogadores de Marrocos erguem o goleiro Yassine Bounou, heroi contra a Espanha - Patrick Smith - FIFA/Getty Images
Jogadores de Marrocos erguem o goleiro Yassine Bounou, heroi contra a Espanha Imagem: Patrick Smith - FIFA/Getty Images

06/12/2022 15h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Retranca também vale. E valeu muito para o Marrocos, que eliminou a favorita Espanha da Copa do Mundo, nesta terça (6). Os marroquinos se consolidaram como maior surpresa do Mundial do Qatar avançando para as quartas de final após empate sem gols nos 90 minutos e na prorrogação. Nos pênaltis, a seleção africana venceu por 3 a 0.
Nas quartas de final, Marrocos enfrenta o vencedor da partida entre Portugal e Suíça, que acontece também nesta terça.

Foi uma aula de como se defender e anular uma equipe superior tecnicamente. Os marroquinos aproximaram suas linhas defensivas e fizeram a partida ficar concentrada em uma pequena a faixa de campo.

A Espanha não teve espaço para colocar em prática seu jogo veloz e objetivo. Os passes rápidos para frente foram trocados por improdutivas trocas de bola para os lados.

A defesa marroquina, confortavelmente, se movimentava de um lado para o outro para fechar espaços. A estratégia defensiva travou a Espanha na maior parte do confronto.
.
Marrocos ainda levou algum perigo para os espanhóis nos contra-ataques.

No final do segundo tempo, aparentando desgaste físico, a seleção marroquina passou a dar espaços, principalmente pelas beiradas, setor em que a Espanha costuma trabalhar com eficiência.

Na prorrogação, os espaços para os espanhóis continuaram aumentando. No entanto, a melhor chance no primeiro tempo da prorrogação foi do Marrocos, com Cheddira, que obrigou Simón a fazer difícil defesa.

O espanhol Sarabia teve a bola do jogo no final da prorrogação, mas acertou a trave. Minutos depois, ele pararia de novo na trave, mas na disputa de pênaltis. O goleiro Bounou foi o herói marroquino defendendo duas penalidades.