Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Relaxe, torcer para Argentina, seleção de Messi, perder a Copa não é pecado

Messi comemora durante a partida entre Argentina e Croácia, pela Copa do Mundo do Qatar - Reprodução/Copa do Mundo da Fifa
Messi comemora durante a partida entre Argentina e Croácia, pela Copa do Mundo do Qatar Imagem: Reprodução/Copa do Mundo da Fifa

17/12/2022 10h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A final da Copa do Mundo, entre França e Argentina, neste domingo (18), reforça como um movimento que não é novo ganhou ainda mais força nos últimos tempos. Falo da legião de brasileiros que torce para o país vizinho conquistar seu terceiro título mundial.

Cada um tem o direito de apoiar a seleção que quiser. Isso inclui torcer contra a Argentina de Messi.

Não se trata aqui de dizer que você não deveria querer ver os "hermanos" levantarem a taça. O ponto é: não tem nada de errado torcer para a Argentina e Messi perderam a final.

Digo isso porque cresce entre os "Brargentinos" a ideia de que temos o dever de apoiar a seleção duas vezes campeã. Não fazer isso é pecado ou crime contra o futebol.

Um amigo, que assistia a uma partida da Argentina num bar paulistano, foi cobrado por uma brasileira por não estar torcendo para a seleção comandada por Lionel Scaloni.

Uma suposta obrigação de torcer para sul-americanos contra europeus está entre os argumentos usados por quem defende o apoio à maior rival da seleção brasileira. Outra justificativa é: seria injusto Messi encerrar a carreira sem ser campeão do mundo. Então, temos que torcer para isso acontecer neste domingo.

Tais argumentos são natimortos porque todos são livres parar torcer e secar quem quiser. Sendo assim, não é preciso listar motivos para defender o direito de não apoiar a Argentina contra a França.

Além disso, apesar de a atual onda de "argentinismo" entre brasileiros mascarar a rivalidade, torcer contra um rival faz parte da essência do futebol. Já imaginou os vascaínos no no passado torcendo para o Flamengo por causa de Zico? Seria contra a natureza futebolística.

Brasil x Argentina é uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Cobrar que um lado apoie o outro é pedir demais.
.
Existem muitas alegrias, decepções e, claro, provocações envolvidas num dos maiores clássicos do futebol mundial. Nenhum argumento me convence de que vale a pena deixar para lá o lado saudável dessa disputa.

Mesmo que seu amigo "Brargentino" diga o contrário, não é uma vergonha torcer para os rivais perderem. Não é crime contra o futebol secar a seleção de Messi, um dos grandes gênios do esporte.

Se você torcer para ele perder um pênalti contra a França, por exemplo, não estará praticando um ato de ódio contra o futebol. Estará apenas curtindo algo fundamental para a existência da modalidade: a rivalidade sadia.