Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que números dizem sobre diferença de Neymar para Messi e Mbappé no Qatar?

Neymar desolado após a eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa - ADRIAN DENNIS / AFP
Neymar desolado após a eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa Imagem: ADRIAN DENNIS / AFP

24/12/2022 12h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As estatísticas referentes a Neymar, Messi e Mbappé na última Copa do Mundo ilustram a diferença em campo no Qatar entre o brasileiro e seus dois colegas de PSG. Os números mostram que o ex-santista foi mais driblador enquanto o argentino e o francês foram mais decisivos, apesar de também serem excelentes dribladores. A coluna usou dados do site Footstats.

O poder de definição transformou Mbappé, vice-campeão com a França, em artilheiro do Mundial do Qatar com oito gols, um a mais do que Messi. O argentino, líder de sua seleção na conquista do título, foi o segundo colocado no ranking dos goleadores. Neymar, eliminado nas quartas de final com a seleção brasileira, balançou as redes duas vezes.

O brasileiro deixou a Copa com média de 0,67 gol por partida. Mbappé registrou média de 1,14 tento por jogo. A média de Messi foi de uma bola na rede por atuação.

Assistências também ajudam a decidir partidas. Nesse quesito, o argentino e o francês fizeram mais por suas seleções no Qatar do que seu colega no clube parisiense fez pela seleção brasileira.

Eleito melhor jogador da Copa, Messi terminou o Mundial entre os atletas que fizeram mais assistências. Foram três. Mbappé deu dois passes para gols de companheiros, como fez Vinícius Júnior. Neymar voltou para casa sem registrar assistências.

Neymar perdeu para Messi em outro quesito que mostra objetividade: finalização. O astro da Argentina terminou a competição com a média de finalizações mais alta entre todos os participantes. Sua marca foi de 4,57 conclusões certas por jogo. Mbappé ficou em segundo nesse ranking com 4,29 arremates por partida. Neymar fez, em média, 3,66 finalizações por atuação.

O brasileiro, no entanto, superou Mbappé na média de conclusões certas por jogo. Ele alcançou a marca de 2,33 por partida contra duas definições no alvo por apresentação do francês. Ambos ficaram atrás de Messi, que anotou 2,71 finalizações certas em média por jogo.

Neymar bate os dois concorrentes quando o assunto é média de dribles. O camisa 10 da seleção brasileira ostentou a marca de 2,67 fintas por partida. Messi e Mbappé ficaram empatados com média de 2,43 dribles por jogo.

Foi driblando que Neymar fez um dos gols mais bonitos do Mundial, contra a Croácia, na prorrogação. Ou seja, dribles também podem ajudar a decidir partidas.

Porém, o conjunto dos números reforça o que vimos a olho nu no Qatar: Messi e Mbappé, desequilibraram muito mais do que Neymar.