Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os prós e contras de aposentar a camisa 10 do Santos em homenagem a Pelé

01/05/1968 - Pelé no gramado, após sofrer falta no jogo no qual Santos foi derrotado pela Portuguesa por 1 a 0 - Estadão Conteúdo
01/05/1968 - Pelé no gramado, após sofrer falta no jogo no qual Santos foi derrotado pela Portuguesa por 1 a 0 Imagem: Estadão Conteúdo

31/12/2022 10h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a morte de Pelé, a família do Rei pediu para que o número 10 seja aposentado no Santos como uma forma de homenageá-lo. O presidente do clube, Andrés Rueda, afirmou que o tema será debatido pelo Conselho Deliberativo. Segundo o dirigente, enquanto isso, o número real não será usado. A seguir, confira os prós e contras da aposentadoria do número usado por Pelé na opinião deste colunista.

Prós

1 - Respeito

A retirada da camisa 10 do Santos seria uma importante demonstração de respeito a Pelé e seus feitos.

2 - Ausência marcante

Excluir o número 10 do uniforme santista seria uma forma de lembrar a cada jogo da importância de Edson Arantes do Nascimento. Estaríamos diante de um caso de ausência que marca. Bater o olho na escalação do Peixe e não ver a 10 automaticamente traria a lembrança de Pelé.

3 - Marco

Não é costume no futebol brasileiro aposentar números usados por grandes jogadores, ao contrário do que acontece na NBA, por exemplo. Assim, a aposentadoria da 10 de Pelé reforçaria a magnitude do Rei. A homenagem ao maior jogador de todos os tempos seria também um marco na modalidade no país.

4 - Antes tarde do que nunca

O número usado por Pelé já poderia estar fora do uniforme do Santos desde o dia em que o Rei se aposentou. Tomar essa atitude após sua morte seria, de certa forma, uma reparação.

5 - Proteção

Com a 10 aposentada, não haveria mais o risco de jogadores pernas de pau vestirem a camisa que já foi do Rei. Retirá-la de cena seria também uma forma de protegê-la.

6 - Fim da pressão

Carregar o número que foi de Pelé é uma pressão para quem joga com a 10 do Santos. A homenagem ao Rei acabaria com esse peso.

Contras

1 - Sumiço de um ícone

Ao lado da 10 da seleção brasileira, a 10 do Santos é a camisa mais icônica do futebol mundial. Tirá-la de circulação seria impedir a associação à imagem do Rei cada vez que nos deparamos com ela nos gramados.

2 - Inspiração

Por mais que seja uma pressão, vestir a camisa real é uma fonte de inspiração, principalmente para os jovens da base santista. Ela desapareceria.