Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com 'manual de instrução', Luis Suárez começa bem sua passagem pelo Grêmio

Luis Suárez realiza treinamento no CT Pres. Luiz Carvalho - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Luis Suárez realiza treinamento no CT Pres. Luiz Carvalho Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

08/01/2023 10h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Existem jogadores e treinadores que começam mal num clube porque se enrolam nas entrevistas coletivas em suas apresentações. Com Luis Suárez no Grêmio ocorreu o oposto. O uruguaio começou bem porque escolheu palavras que soaram como a leitura de um manual de instrução.

"Não sou o Luis Suárez de 2015, 2016, 2013. Não sou tonto, não vou correr 50 metros em velocidade porque já não sou o que era antes, mas com um movimento posso beneficiar meus colegas", afirmou o atacante.

Apesar de óbvia, a explicação dada por Luisito ajuda a torcida a entender o que pode esperar dele. A declaração também reforça publicamente o caminho que Renato Gaúcho deve seguir para tirar o melhor proveito possível da contratação de peso.

O Grêmio precisa saber dosar as energias de Suárez . Não só poupando o jogador quando necessário. Mas, principalmente com seu estilo de jogo.

Não adianta tocar a bola na frente e esperar que o uruguaio resolva as partidas. Ele precisa estar integrado ao time. Por sua vez, a equipe precisa atuar de forma com que o veterano não corra em excesso. Seus companheiros devem estar próximos dele para aproveitar suas jogadas.

Suárez pode fazer a diferença mais participando do jogo coletivo do que tentando carregar o grêmio nas costas. E ele deixou isso claro. Cabe à comissão técnica mostrar que entendeu o simples manual de instrução apresentado pelo uruguaio.