Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Balanço do Palmeiras cita vice mundial, fim de tabu com SPFC e elogia Leila
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na "mensagem da administração", que inicia a apresentação das demonstrações financeiras de 2022 do Palmeiras, o clube faz uma referência positiva ao vice-campeonato mundial decretado na derrota para o Chelsea e exalta tabu quebrado em final contra o São Paulo. O texto de abertura do documento também cita Leila Pereira como fonte de inspiração.
O relato começa com uma alfinetada nos críticos ao dizer que "contrariando todas as teses pessimistas", o alviverde chegou à decisão do Mundial de Clubes após 23 anos. A derrota para os ingleses na decisão não é lamentada, mas citada como um sinal de que o trabalho estava sendo bem feito.
"O vice-campeonato, diante do Chelsea-ING na prorrogação, pela diferença mínima, mostrou que o clube esteve sempre na trilha correta, dentro e fora do campo, para enfrentar grandes desafios que teria pela frente", diz parte do texto.
Em seguida, é lembrada a conquista inédita da Recopa Sul-Americana com triunfo sobre o Athletico. "Mas não parou por aí e, em abril, rompendo vários 'tabus', dentre estes, o de nunca ter vencido o São Paulo F.C. em decisões [no sistema de final] por qualquer competição em toda a história, sagrou-se campeão do Campeonato Paulista com o placar de 4 a 0", registra o comunicado.
Por sua vez, a campanha da conquista do Brasileirão do ano passado é lembrada como "brilhante" e com a afirmação de que o Palmeiras bateu "todos os recordes coletivos e individuais".
O inédito título da Copa São Paulo também é mencionado, assim como a coleção de taças levantadas pela agremiação nas categorias de base. "A equipe palmeirense foi o primeiro clube na história a ganhar o Campeonato Brasileiro sub-20, a Copa do Brasil sub-20 e a Copinha no mesmo ano", diz a introdução do balanço financeiro.
Os títulos da Libertadores feminina (inédito) e do Campeonato Paulista feminino também foram valorizados. Segundo a mensagem, 2022 foi o ano com mais conquistas na história do Alviverde, com 15 títulos oficiais alcançados de 21 disputados.
A mensagem, endereçada a conselheiros, associados, patrocinadores e partes interessadas, termina com citações à dirigente máxima do clube. "A nossa presidente, Lelila Pereira, se tornou a primeira mandatária mulher de um clube sul-americano a ser campeã de, ao menos, uma competição continental, nacional e estadual numa mesma temporada", afirma o texto.
Em seguida, é lembrado que no balanço anterior a administração da época [comandada por Maurício Galiotte] declarou estar otimista em relação à nova gestão eleita. Foi a deixa para Leila ser elogiada. "Os resultados demonstrados nas áreas esportiva, social e econômica nos fazem concluir que tal otimismo não foi em vão e que podemos esperançar ainda mais para os próximos dois anos da presidente Leila Pereira, que nos inspira e nos impulsiona a continuar nesta trajetória virtuosa e vitoriosa", está escrito no final do comunicado.
Você pode estar perguntando: "quem assina o texto, a própria Leila?". Não, a mensagem é assinada pela "administração", comandada por ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.