Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Três tendências que a primeira rodada indica para o Brasileirão

Andrey Santos celebra gol do Vasco sobre o Atlético-MG em jogo do Campeonato Brasileiro - Gilson Junio/AGIF
Andrey Santos celebra gol do Vasco sobre o Atlético-MG em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Gilson Junio/AGIF

17/04/2023 07h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Veja a seguir três tendências que a primeira rodada mostra para a atual edição Campeonato Brasileiro.

1 - Início forte

A julgar pela primeira rodada, uma das marcas do Brasileirão deve ser o começo de jogo forte de equipes tentando abrir o placar rapidamente.

Em quatro partidas (40% dos confrontos), saíram gols até os 11 minutos do primeiro tempo. Em todos esses casos, venceu quem balançou as redes primeiro.

O principal exemplo dessa estratégia foi dado pelo Vasco, no sábado (15). Aos quatro minutos a equipe de São Januário fez 1 a 0 em cima do Atlético-MG. Aos 9 minutos de jogo, os vascaínos marcaram o segundo na vitória por 2 a 1 fora de casa.

Também no sábado, aos 3 minutos da primeira etapa , o Botafogo abriu o placar contra o São Paulo. A equipe de Rogério Ceni respondeu rapidamente e empatou aos 14 minutos. Porém, jogando em casa, o Bota fez 2 a 1 aos 41 minutos do segundo tempo.

No primeiro jogo do campeonato, o Palmeiras balançou as redes pela primeira vez aos 5 minutos da etapa inicial e venceu o Cuiabá por 2 a 1.

No domingo, foi a vez de o Flamengo, no Maracanã, começar a todo vapor fazendo aos 11 minutos do tempo inicial o primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba.

2 - Equilíbrio

Apesar de só um jogo terminar empatado (Fortaleza 1 X 1 Internacional), a maioria dos duelos da rodada inaugural foi equilibrada. Seis partidas terminaram com diferença de um gol.

Só Flamengo e Fluminense, que venceram, respectivamente, Coritiba e América-MG por 3 a 0, triunfaram com mais de dois gols de vantagem.

Por sua vez, o Athletico foi o único a vencer por dois gols de diferença ao fazer 2 a 0 no Goiás.

3 - Guerra contra reclamações

O rigor da arbitragem contra jogadores e membros de comissões técnicas que contestam suas decisões de maneira exagerada deve ser uma das marcas do Brasileirão.

A comissão de arbitragem da CBF havia orientado os juízes a não tolerarem esse tipo de comportamento.

A orientação foi seguida. Levantamento feito pelo UOL mostrou que 21 cartões foram distribuídos na primeira rodada por reclamações. Só Botafogo x São Paulo e Bragantino x Bahia não tiveram advertências desse tipo.

.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL