Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

André Luiz lançará candidatura à presidência do Corinthians em 4 de julho

28/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O situacionista André Luiz de Oliveira definiu que lançará sua candidatura à presidência do Corinthians na próxima terça (4 de julho). A eleição acontece em novembro e o período para a inscrição de chapas não está aberto.

Assim, por enquanto, Andre lançará apenas seu nome, sem anunciar os dois vices que o acompanharão. Isso abre espaço para a continuação das articulações políticas.

André será o segundo a fazer um evento de lançamento de campanha. O primeiro foi o oposicionista Augusto Melo.

Com o anúncio de sua candidatura, André dará uma demonstração de força, pois conselheiros de diferentes alas apostavam em sua desistência para que Andrés Sanchez se candidatasse. Isso por causa da resistência de alguns situacionistas ao seu nome.

Claro que, hipoteticamente, pode haver uma mudança de nomes antes da eleição. Internamente, André tem sido enfático ao dizer que é impossível que isso ocorra. Andrés é o principal apoiador da candidatura do amigo, que foi seu chefe de gabinete em São Paulo nos tempos de deputado federal.

Sanchez foi uma peça importante para conquistar o apoio de Mário Gobbi, também ex-presidente corintiano, para a campanha situacionista. Gobbi tinha deixado o Renovação e Transparência, grupo que ajudou a fundar e está no poder desde 2007. Ele prometeu apoio ao candidato escolhido pela ala desde que exista o compromisso de uma gestão profissional em todas as áreas, em caso de vitória.

André foi eleito 1° vice-presidente corintiano, com Roberto de Andrade na presidência, em 2015. Na ocasião, em entrevista à coluna, o conselheiro vitalício disse que seu grande sonho é ser o primeiro presidente negro da história do Corinthians.

Seu provável embate com Melo marcaria o confronto entre dois candidatos fortes no convívio com os associados. Ambos estão quase sempre no Parque São Jorge. Melo foi o segundo mais votado na última eleição. Ele perdeu para Duilio Monteiro Alves, mas obteve mais votos do que Gobbi. Em tese, é possível que um ou mais candidatos apareçam.