Como líder de torcida do SPFC conseguiu comemorar no campo e segurar taça?
Henrique Gomes, o Baby um dos principais líderes da Independente, a maior torcida organizada do São Paulo, teve o privilégio, raro para um torcedor, de comemorar o título da Copa do Brasil conquistado por seu clube no gramado do Morumbi.
Pouco depois do empate com o Flamengo, no último domingo (24), ele entrou no campo, fez vídeo com jogadores e tirou foto segurando o troféu, além ser fotografado com ao menos mais um integrante da uniformizada.
Baby registrou esses momentos em seu perfil no Instagram. Numa das postagens, o torcedor aparece apoiando a mão no ombro do presidente são-paulino, Julio Casares.
Em algumas imagens é possível ver pendurada em seu pescoço uma identificação, que parece ser uma credencial.
Mas como o torcedor conseguiu participar da festa no gramado e até carregar a taça?
A coluna enviou mensagem para Baby perguntando como ele obteve autorização para entrar no campo, mas não obteve resposta. O telefonema feito por este colunista não foi atendido.
Indagado sobre o tema, o São Paulo informou que concedeu credenciais para a Independente e a Dragões da Real (outra torcida que apoia o time) para que seus membros retirassem faixas colocadas em volta do gramado. Porém, o clube não sabe dizer como Baby conseguiu entrar logo após o final da partida. Normalmente, a retirada desse material não acontece imediatamente após o jogo.
Por sua vez, o departamento de comunicação da CBF informou que nenhum credenciamento de imprensa em nome de Henrique Gomes foi feito. O torcedor também não aparece nas listas de pessoas que trabalharam na produção da festa de premiação da Brax Sports Assets (detentora dos direitos comerciais da Copa do Brasil) e da diretoria de marketing da Confederação Brasileira de Futebol.
A entidade explicou que os dois clubes finalistas receberam um determinado número de credenciais não nominais para distribuírem a quem teria acesso ao gramado e ao pódio e que o controle dos portões no Morumbi foi feito pelo São Paulo.
Entre as postagens de Baby depois da conquista tricolor estão vídeos nos quais ele parabeniza e beija Pablo Maia e Beraldo.
Casares ganhou uma homenagem em texto do torcedor na foto em que ambos aparecem. "É o momento de homenagear o presidente do São Paulo, Julio Casares. São-paulino que veio da arquibancada feito nós", diz trecho do texto. "Muito feliz com a sua mensagem", comentou o presidente tricolor na postagem.
Num dos vídeos, Baby aparece pulando no gramado com jogadores durante a comemoração do título inédito.
Em seu perfil no Instagram é possível ver imagens dele no Morumbi, antes do dia do jogo, com vários torcedores decorando o estádio.
Ingressos
O torcedor também usa a rede social para divulgar promoções da Independente que envolvem ingressos para jogos do São Paulo. Uma delas mostra que o sócio da torcida na categoria "ouro" ganhava um ingresso para a partida decisiva da Copa do Brasil, contra o Flamengo, na compra de um copo com menção ao Morumbi. O anúncio não traz o valor que era preciso desembolsar.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberPara o jogo desta quarta, contra o Coritiba, a compra de um copo por R$ 40 dá direito ao ingresso para a partida. A ação é descrita como uma "promoção popular".
Atualização
Depois de o post ser publicado, Baby se manifestou no Instagram sobre sua entrada no gramado. No entanto, ele segue sem enviar respostas às perguntas feitas pela coluna.
"Junto das autoridades responsáveis pela final da Copa do Brasil, tivemos autorização para preparar a festa de recepção ao time, com muitos patrimônios da nossa torcida, em conjunto com o departamento de marketing do SPFC. Passamos quinta, sexta, sábado e domingo dentro de campo, preparando tudo, alinhados com a Polícia Militar e representantes do estádio do Morumbi", diz trecho da postagem feita pelo torcedor.
"Tínhamos materiais da nossa responsabilidade para zelar, como sempre fazemos após os jogos. Os responsáveis pela segurança da partida sabiam da nossa presença, em nenhum momento, tivemos sequer um pedido de retirada ou de desaprovação", escreveu Baby em outra parte de seu texto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.