Perrone

Perrone

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Corinthians: membro de comissão fala em demissão após ter parente candidato

A Comissão Eleitoral do Corinthians aprovou a candidatura ao Conselho Deliberativo de um familiar de Domingos Savio Zainaghi, que é membro do órgão. Porém, o estatuto do clube impede parentes de candidatos, até terceiro grau, de participarem do colegiado.

Luís Guilherme Keneke Zainaghi é sobrinho de Savio. Procurado pela coluna, o integrante da comissão eleitoral disse que seu pedido de demissão do órgão já foi apalavrado e será oficializado por escrito.

A divulgação do nome de Luis Guilherme entre os candidatos da chapa Resgata Corinthians, que apoia a situação, nesta quinta (19), gerou um clima de incerteza entre conselheiros do clube.

Foram aventadas hipóteses como impugnação da candidatura de Luís Guilherme ou de sua chapa e até a anulação de atos da comissão por causa da presença do tio do candidato.

"Quando a comissão foi nomeada, não existiam candidatos. Eu não sabia que meu sobrinho seria candidato. Não houve irregularidade. Agora que ele é candidato, eu não posso ficar na comissão. Por isso estou saindo", disse Zainaghi.

Ele discorda da tese de que atos da comissão possam ser anulados. "A nulidade tem que ser acompanhada de prejuízo. Não houve prejuízo. Ninguém foi ajudado ou prejudicado por esse cochilo", afirmou o membro da colegiado.

Zainaghi disse que só notou o fato de o estatuto impedir a presença na comissão de familiares de candidatos no final da reunião que homologou as candidaturas. Foi nesse encontro que foram aprovadas as candidaturas do situacionista André Luiz Oliveira, o André Negão, e do oposicionista Agusto Melo à presidência, além, claro, da do sobrinho de Zainaghi.

Apesar de o integrante do órgão dizer que só percebeu ao final da reunião a questão estatutária, Ricardo Fernandes Maritan, um dos líderes da Resgata Corinthians, disse que já tinha uma posição dele sobre o tema antes da inscrição da chapa.

"O doutor Zainaghi tinha dito que, se houvesse necessidade, ele pediria para sair da comissão. Não existe nenhum risco de a chapa ser impugnada", declarou Maritan. Será a terceira vez que Luís Guilherme se candidata ao Conselho.

Continua após a publicidade

Na próxima sexta termina o prazo para pedidos de impugnação contra candidatos ao Conselho e à presidência.

A coluna tentou ouvir o presidente da comissão, Ivaney Cayres de Souza, e o sobrinho de Zainaghi, mas não foi atendida por ambos. Caso eles se manifestem, o post será atualizado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes