Após sugestão de cobrança, Corinthians mantém gratuidade para conselheiro
Mesmo após recomendação do Conselho Deliberativo (CD) para que a diretoria do Corinthians passe a cobrar ingressos dos conselheiros, a gratuidade segue sendo aplicada.
Os membros do órgão tiveram direito à entrada gratuita na partida contra o Nacional do Paraguai, pela Sul-Americana, na última terça (9), em Itaquera. O benefício também foi concedido em relação ao jogo de estreia do time no Brasileirão, no próximo domingo, contra o Atlético-MG, na Neo Química Arena.
O ofício recomendando o fim da gratuidade, prática antiga no clube, fora enviado para o presidente Augusto Melo no último dia 21. O documento foi assinado por Romeu Tuma Júnior, presidente do CD.
A coluna teve acesso ao comunicado que os integrantes do Conselho receberam sobre a venda de ingressos para o duelo com o Atlético-MG.
O documento diz que "conselheiros poderão reservar o seu ingresso e comprar quatro adicionais com desconto de 30%". A coluna confirmou a gratuidade com membros do CD.
O aviso recebido pelos conselheiros na terça explicava que a reserva do ingresso poderia ser feita até as 13h do dia seguinte. A partir desse horário, as entradas seriam liberadas para os sócios-torcedores.
Segundo o ofício em que foi sugerido que os conselheiros paguem pelas entradas, o tema foi debatido em reunião do CD. A medida foi justificada com o argumento de que o clube precisa ter "austeridade".
"Informo ainda que, instados a se manifestar, nenhum conselheiro defendeu a manutenção do ingresso de cortesia, tendo sido reputada aprovada por unanimidade, a necessidade de cobrança dos ingressos outrora gratuitos", escreveu o presidente do Conselho.
Ainda de acordo com o documento, o plenário do CD se pronunciou de forma majoritária no sentido de que é atribuição da diretoria definir a cobrança e adotar as formalidades necessárias para colocar a medida recomendada em prática.
O que diz a diretoria?
A coluna perguntou à direção do Corinthians, por meio de seu departamento de comunicação, por qual motivo a diretoria decidiu manter a gratuidade, apesar da recomendação de cobrança feita pelo CD.
A resposta foi a seguinte:
"A decisão sobre o fim da gratuidade de ingressos a conselheiros é uma recomendação e ainda objeto de estudo do próprio Conselho".
Atualização
Após a publicação da primeira versão deste post, o presidente do Conselho enviou para a coluna declaração desmentindo a afirmação da diretoria sobre o fim da gratuidade para os conselheiros ainda estar em estudo no CD.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberLeia a manifestação de Tuma Jr. na íntegra:
"Não tem mais nada a ver com o Conselho Deliberativo essa questão de cobrança de ingressos. Já deliberamos e encaminhamos ao presidente nosso entendimento. Não podem ficar jogando publicamente a responsabilidade de uma decisão que passou a ser exclusiva da diretoria para o Conselho por questão de popularidade/impopularidade interna e/ou externa. Não é verdade que haja estudo em andamento no Conselho sobre isso. A diretoria não nos procurou mais para tratar do assunto, inclusive o Conselho Deliberativo nem camarote tem mais".
Deixe seu comentário