Gaviões avisa Corinthians, mas pode tocar vaquinha para pagar arena sozinha
Com Lucas Musetti Perazolli, do UOL, em Santos (SP)
A Gaviões da Fiel avisou o Corinthians antes de se reunir com a Caixa Econômica Federal, na última sexta (14). O encontro foi para discutir a quitação da dívida do clube com o banco pela construção da Neo Química Arena por meio de doações de torcedores.
Em entrevista à coluna, o presidente da principal torcida organizada alvinegra, Alexandre Domênico Pereira, o Alê, afirmou que, apesar de a agremiação ter ciência do plano, não houve uma aprovação formal por parte do clube.
Só deve ser solicitado o aval do Corinthians se o modelo que for definido exigir isso. Ou seja, é possível que a vaquinha ocorra sem autorização oficial da agremiação.
O clube confirmou ao UOL que ficou sabendo que haveria o encontro da torcida com representantes do banco e que não recebeu da Gaviões da Fiel um pedido de autorização para levar a ideia para a Caixa.
A uniformizada avisou o presidente Augusto Melo sobre o papo com a instituição financeira no último dia 6, numa reunião em que os torcedores cobraram explicações a respeito da crise envolvendo a Vai de Bet. A patrocinadora acabou rescindido seu contrato de patrocínio.
Uma das principais preocupações da diretoria da Gaviões é encontrar uma fórmula que garanta a ida do dinheiro eventualmente arrecadado diretamente para a Caixa. A busca é por um sistema que não permita a movimentação da verba por parte de dirigentes.
De acordo com relatório apresentado pela diretoria do Corinthians aos conselheiros, a dívida com o banco era de R$ 703,1 milhões em dezembro do ano passado. O débito se refere ao financiamento de R$ 400 milhões feito no BNDES, por intermédio da Caixa, para a construção da Neo Química Arena.
A seguir, leia a entrevista dada pelo presidente da Gaviões sobre o assunto à coluna, por escrito, por meio da assessoria de imprensa da uniformizada.
Foi montada uma comissão na Gaviões da Fiel pra elaborar a proposta para a Caixa?
Há 5 anos, alguns corinthianos e membros do Gaviões tiveram a ideia de mobilizar a Fiel Torcida para organizar uma campanha de arrecadação para ajudar a quitar a dívida da Arena Corinthians. Infelizmente, houve a pandemia, e o projeto não seguiu na última gestão, sendo que algumas pessoas até duvidaram da viabilidade da ideia. Hoje, a diretoria do Gaviões está mobilizada para levar à frente essa ideia e estruturará um grupo de trabalho para coordenar as atividades.
O clube foi consultado antes da reunião com a Caixa?
O Corinthians tem ciência, mas não há uma aprovação formal, que poderá ser solicitada, a depender do modelo a ser estruturado.
A Caixa fez alguma recomendação sobre o projeto?
A Caixa está avaliando a ideia. Estamos em fase de verificação das informações e, na sequência, seguiremos adiante com o projeto.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberQual o próximo passo?
Seguir nas análises de viabilização da campanha, para que, após definida a real possibilidade, seja apresentado um projeto estruturado à Fiel Torcida, que deverá entender os termos e ter completa certeza de que os valores serão direcionados para o pagamento da arena, sem nenhum outro risco.
Deixe seu comentário