Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Corinthians: Conselho terá relato de apuração do caso Vai de Bet em agosto

A Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians vai apresentar em 12 de agosto detalhes de sua apuração sobre o caso Vai de Bet, que abalou o clube.
Romeu Tuma Júnior, presidente do CD, anunciou a data em reunião com líderes das chapas (grupos que têm conselheiros). O encontro foi realizado na última sexta (28) com o objetivo de discutir temas diversos.

A pauta completa da sessão anunciada por Tuma Jr. ainda não foi definida, mas não será exclusiva sobre o tema que faz parte de um inquérito policial. Outras comissões também devem detalhar seus trabalhos.

Com a marcação da reunião para agosto, a comissão ganha mais tempo para tentar concluir seu parecer sobre os desdobramentos do pagamento de comissão pela intermediação do contrato de patrocínio com a Vai de Bet.

Caso não consiga concluir o relatório, o grupo de trabalho irá detalhar o que foi feito até então.

No entanto, isso é menos do que espera a oposição. Também na sexta, quatro chapas oposicionistas divulgaram carta aberta ao presidente Augusto Melo. Nela, as alas políticas informam que solicitarão a Tuma Jr. reunião extraordinária do CD para que Augusto seja inquirido sobre episódios críticos de sua gestão. Entre eles está o tema Vai de Bet. Os opositores querem a sessão com urgência.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente corintiano disse que não comentaria a carta da oposição.

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para apurar, inicialmente, possíveis crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A 3ª Delegacia do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) iniciou a investigação após Juca Kfouri revelar em sua coluna no UOL que a Rede Social Media Design, intermediária do contrato entre Corinthians e Vai de Bet, fez transferências para Neoway Soluções Integradas após receber R$ 1,4 milhão como parte da comissão prometida pelo clube. E que a destinatária do dinheiro estava em nome de Edna Oliveira dos Santos. Ela disse em depoimento à polícia desconhecer ser a dona da companhia. O delegado Tiago Fernando Correia concluiu que a Neoway é uma empresa de fachada.

Em seu depoimento, Alex Cassundé, dono da Rede Social Media Design, declarou que colocou a Vai de Bet em contato com a diretoria, após busca de informações no Chat GPT, sistema baseado em Inteligência artificial.

Continua após a publicidade

No entanto, ele afirmou que não participou da negociação que resultou no contrato de patrocínio máster para o time de futebol masculino, entre outras propiedades.

Após o acordo fechado, ele alega que foi informado pela diretoria alvinegra que faria jus à comissão por intermediação, com sua empresa sendo incluída no contrato. O valor acertado foi de 7% do montante total do patrocínio. o empresário, que trabalhou na campanha de Augusto, receberia R$ 25,2 milhões parceladamente.

Por causa do escândalo policial, a Vai de Bet rescindiu o contrato. Houve ainda uma debandada de diretores do clube.

Cassundé disse à polícia que desconhecia o uso de laranja pela Neoway e sustenta ter levado um golpe da empresa, sem relação com o Corinthians.

A oposição quer ouvir Augusto sobre as alegações de Cassundé e abordar outros pontos do contrato.
A Comissão de Justiça tem buscado informações sobre o inquérito policial, além de tentar ouvir diretamente os envolvidos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes