Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Corinthians tem dia decisivo para definição de novo treinador

A diretoria do Corinthians quer definir nesta quinta-feira (4) o nome de seu novo treinador. A avaliação é de que o clube não pode perder mais tempo por causa da situação crítica do time na tabela do Brasileirão. O Alvinegro é o penúltimo colocado.

O cenário considerado ideal é acertar com o substituto de António Oliveira antes da partida com o Cruzeiro, no próximo domingo.

O Corinthians conversa com os representantes de pelo menos dois treinadores neste momento: Fabio Carille e Ramón Díaz.

Os pontos colocados como decisivos para a escolha são o encaixe do perfil do técnico com o elenco e a questão financeira.

Os cartolas avaliam que é fundamental que o futuro treinador se adapte facilmente às características dos jogadores à disposição para que a recuperação da equipe seja imediata. Isso apesar de estarem nos planos contratações a partir do próximo dia 10, quando abre a janela de transferências no Brasil.

Outro foco da diretoria é impedir que a situação delicada da equipe na tabela do Campeonato Brasileiro faça com que o clube gaste mais do que pode. Assim, a parte financeira terá peso importante.

Carille x Ramón

No entorno do presidente Augusto Melo, os dois treinadores mais citados dividem opiniões.

Os que defendem a contratação do técnico do Santos apontam como algumas das vantagens ele conhecer bem o clube e ter sido o último treinador a levantar uma taça com o Alvinegro. Carille foi tricampeão paulista entre 2017 e 2019.

Continua após a publicidade

O argumento é de que seu conhecimento a respeito da agremiação, inclusive em relação à política, o ajudaria a conseguir resultados de forma mais rápida.

Porém, na diretoria há quem pondere que muita coisa mudou no Corinthians desde 2019, até o cenário político. Por isso essa intimidade com o Parque São Jorge precisa ser pesada com cautela.

Por sua vez, o ex-treinador do Vasco sofre resistência de parte dos conselheiros. Um dos argumentos é o de que, por não conhecer o clube, ele levaria mais tempo para se adaptar. Há também críticas ao trabalho do argentino no Vasco.

Seus defensores, no entanto, exaltam o fato de ele ter salvado o time de São Januário do rebaixamento no Brasileirão do ano passado. Esse ponto, aliado à sua larga experiência como treinador, o capacitaria para a missão, entre outros fatores.

Cláusula protetiva

De maneira preventiva, o departamento jurídico corintiano analisou se o clube correria o risco de ser acionado na Fifa pelo ex-time japonês de Fabio Carille, na hipótese de contratar o técnico do Santos.

Continua após a publicidade

A conclusão foi de que precisariam ser colocadas no contrato ressalvas de proteção ao Corinthians.

O V-Varen Nagasaki cobra US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 8,5 milhões pela cotação atual) do treinador e do Peixe na federação internacional. O valor se refere à multa rescisória que a equipe japonesa entende que deveria ter recebido quando o técnico foi para a Vila Belmiro, no começo deste ano.

Interino

Em meio à indefinição, o interino Raphael Laruccia comanda a equipe nesta quinta, contra o Vitória, na Neo Química Arena. Ele foi promovido da categoria sub-17 para a sub-20 do Timão há 10 dias.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes