Comissão vai apurar 'festival de denúncias' no Corinthians, indica parecer
A Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians tem a missão de "apurar um verdadeiro festival de denúncias e acusações" no clube. Conforme apurou a coluna, essa é a definição dada pelo presidente do órgão, Romeu Tuma Júnior, em seu parecer sobre o caso, para o trabalho que será realizado pelo colegiado.
Tuma acatou recomendação da Comissão de Justiça do Conselho para que a Comissão de Ética do órgão analise as condutas de sete conselheiros, entre diretores e ex-dirigentes.
A orientação foi apresentada ao CD, na última segunda (12), após análise sobre episódios envolvendo a atual administração, especialmente os desdobramentos do pagamento de comissão pela intermediação do contrato de patrocínio entre o clube e a Vai de Bet.
Augusto Melo, presidente do Alvinegro, Armando Mendonça, segundo vice-presidente, Rubens Gomes, o Rubão, ex-diretor de futebol, Marcelo Mariano, diretor administrativo, Yun Ki Lee, ex-diretor jurídico, Rozallah Santoro, ex-diretor financeiro, e Fernando Perino, ex-diretor-adjunto de Lee, terão condutas analisadas pela Comissão de Ética.
O parecer de Tuma não explica o que será apurado em relação a cada um dos citados nem quais são as acusações que teriam sido feitas entre eles .
Porém, seu relatório deixa claro que a investigação vai além da questão sobre o pagamento de comissão. Trocas de ataques supostamente com cunho político estarão no radar da Comissão de Ética, que analisará se houve desrespeito ao estatuto.
"Também significativo consignar que foram expoentes da atual gestão que lançaram várias acusações e, se com provas ou sem elas, se justas ou injustas, a Comissão de Ética e Disciplina certamente saberá apurar todas as circunstâncias e indicar a quem punir e em qual medida", diz trecho do parecer de Tuma.
Em outra parte, o dirigente apontou que "não se trata de opositores da gestão, muito ao contrário, todos tidos até a pouco tempo como os homens fortes da atual administração. Importante que se diga isso para que não se alimente qualquer tese absurda e descabida de golpe".
Entre os artigos do estatuto que podem ter sido feridos, conforme o parecer de Tuma, está o 106. Ele trata das infrações capazes de gerar a destituição do presidente e de seus vices.
A Comissão de Ética ouvirá todos os envolvidos e indicará as eventuais medidas que considera necessárias, como advertências e suspensões. Elas devem ser votadas pelo CD.
Em caso de indicação de destituição do presidente, cumprido o trâmite estatutário e aprovada a medida pelo CD, ainda seria necessária a aprovação dos sócios por meio de votação.
O que diz Augusto
A coluna perguntou ao presidente do Corinthians, por meio de sua assessoria de imprensa, se no entendimento dele há explicação no relatório apresentado pela comissão de Justiça para a inclusão de seu nome na apuração a ser feita pela Comissão de Ética.
A seguinte declaração do dirigente foi enviada como resposta: "faço questão de responder e esclarecer tudo que me for perguntado na Comissão de Ética para deixar tudo às claras e finalizar esse tema. Que todos sejam julgados e que se cumpra o estatuto do clube".
A coluna procurou todos os conselheiros que tiveram seus nomes enviados para a Comissão de Ética.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberMariano afirmou: "foi uma sugestão da comissão que fez um belo trabalho, o presidente [do CD] acolheu e achei que será uma oportunidade de quem acusou provar e eu poder me defender no local adequado do clube, que é a Comissão de Ética do Conselho".
Perino disse que está licenciado do Conselho, por isso não foi à reunião e não teve acesso ao parecer. Assim, não faria comentários. Rubão e Lee também preferiram não comentar o assunto.
Rozallah disse que está viajando e ainda não leu o parecer, mas adiantou: "se o critério da Comissão de Ética for ouvir todos que foram chamados pela polícia, zero problema".
Mendonça afirmou: "confio no trabalho da Comissão de Ética e estou à disposição para fazer todos os aclaramentos".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.