Corinthians: apoio de ala de conselheiros vitalícios a Augusto está no fim
O apoio de um grupo de cerca de 50 conselheiros vitalícios a Augusto Melo está por um fio. O União dos Vitalícios espera ter uma conversa definitiva com o presidente do Corinthians na próxima semana.
A ala pretende deixar claro para o dirigente que ou ele faz o que o grupo considera ser uma correção der rota ou o apoio será retirado.
A coluna apurou que a intenção da corrente política é, entre outras demandas, pedir ao dirigente que se afaste de colaboradores que não estariam priorizando os interesses do clube e respeite o estatuto alvinegro por meio da obediência aos órgãos internos ou renuncie.
O discurso no grupo é de que a atual gestão tem cometido muitos equívocos e que novos vacilos não serão tolerados.
Existe o entendimento de que o primeiro vice-presidente do Corinthians, Osmar Stabile, membro da União, não é ouvido sobre temas importantes como teria sido combinado entre as partes.
Também há insatisfação com o nível de gastos praticado pela atual gestão. Outro incômodo é em relação ao fato de a administração estudar apresentar à Justiça uma ação cautelar para tentar ssuspender por 60 dias cobranças que geram bloqueios em contas e penhoras de recursos.
O entendimento é o de que tal medida é preparatória para um pedido de recuperação judicial com possibilidade de tentativa de transformação do clube em SAF na sequência.
À coluna, Vinícius Cascone, secretário-geral do clube, disse, na última quarta-feira, que "o Corinthians não está discutindo recuperação judicial".
De acordo com fonte na diretoria, o que se discute é a possibilidade de entrar com a ação cautelar para conseguir um respiro de dois meses em relação a dívidas de curto prazo.
Nesse período, além de ganhar fôlego financeiro, a diretoria estudaria outras medidas, como acordos com os credores, sem passar pela recuperação judicial.
A análise da direção é de que quem fomenta a tese da recuperação judicial e da SAF quer tumultuar o clube politicamente e minar a profissionalização da gestão para ganhar poder no Parque São Jorge.
Integrantes da administração avaliam que a profissionalização da agremiação caminhou a passos largos nos últimos meses. Principalmente com a atuação de Fred Luz, que chegou para ser CEO, mas, oficialmente é consultor indicado pela Alvarez & Marsal.
Esste é outro ponto que deixa a União dos Vitalícios descontente. O grupo não se posiciona contra a contratação de um CEO, mas aponta que deveria ter sido contratado um executivo, não uma empresa. O contrato do Corinthians é com a Alvarez & Marsal, da qual Luz é sócio.
Impeachment
Em tese, a manutenção do apoio da União dos Vitalícios é importante para barrar o pedido de destituição do presidente. A ala tem entre seus líderes Fran Papaiordanou, que preside a comissão de futebol do Conselho Deliberativo.
A Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo (CD) avalia o requerimento e apura se Augusto desrespeitou o estatuto com algumas de suas atitudes.
O parecer da comissão precisa ser votado pelos conselheiros, por isso é fundamental para o presidente não perder musculatura política neste momento. Caso o CD aprove o afastamento, a decisão precisa ser referendada pelos sócios. Augusto e seus diretores negam que tenha havido desrespeito ao estatuto ou aos órgãos internos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.