Comissão aponta desejo do Corinthians de trocar parceira no Fiel Torcedor
Relatório das comissões de Marketing e Justiça do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians identificou o desejo do clube de trocar de parceira na gestão de seu programa de sócio-torcedor.
O trabalho elaborado pelos dois colegiados indica uma relação em crise entre a OneFan e a direção do Alvinegro.
A história narrada pelas comissões tem como protagonista um projeto que definha em meio à troca de acusações de maus tratos.
Contratada no primeiro semestre de 2022, na gestão de Duilio Monteiro Alves, a empresa cuida também dos ingressos na Neo Química Arena e da plataforma Universo SCCP. O acordo vale por 10 anos.
Os dois grupos de trabalho prestaram contas aos conselheiros em reunião do CD na última segunda (7).
Além de constatar que a direção deseja encerrar a parceria atual, as comissões concluíram que o clube está inerte em relação ao programa de sócio-torcedor, o que prejudica seu crescimento. Assim, ambos os grupos temem que o Corinthians possa dar motivo a uma rescisão contratual milionária por eventual descumprimento de obrigações contratuais.
Outro receio é de que a agremiação simplesmente decida romper o contrato, tendo que arcar com a penalidade rescisória.
A recomendação das comissões foi para que o relatório elaborado por elas seja entregue para a diretoria com o intuito de tentar evitar o risco de ruptura contratual.
Durante os trabalhos, representantes da OneFan foram ouvidos e disseram às comissões que o clube não tem dado a devida atenção ao programa Fiel Torcedor, deixando de fazer ativações e de seguir a estratégia de comunicação combinada. Tal atitude estaria atrapalhando o fortalecimento do projeto.
Internamente, o discurso é de que a administração vinha trabalhando para conseguir redesenhar a parceria, antes de implementar novidades.
Queda
Ao CD, os colegiados apresentaram um quadro que mostra queda no número de sócios-torcedores alvinegros.
De acordo com os dados exibidos, em abril de 2022, o Fiel Torcedor tinha 153 mil membros. No mês passado, a marca era de 76.964.
Os ganhos da OneFan são proporcionais às receitas do programa.
A remuneração da empresa tem sido alvo de críticas de dirigentes e de conselheiros que falam em altas taxas pelo serviço prestado.
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OLHAR APURADO
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Quero receberRepresentantes da empresa que participaram da reunião do CD afirmaram que valores investidos pela OneFan no pagamento de luvas, em tecnologia e em pessoal precisam entrar na conta, o que reduziria o impacto dos montantes cobrados. O cálculo é que o investimento da empresa já chegou a aproximadamente R$ 30 milhões.
Mudança
As comissões apuraram que o clube tem se reunido com empresas que trabalham com venda de ingressos e gestão de programas de sócio-torcedor com o intuito de analisar propostas.
Os grupos relataram que a diretoria tem sido acompanhada por dois profissionais do ramo. São eles Bruno Balsimelli e Flávio Portella, companheiros na Luarenas (Latin United Arenas).
Balsimelli ficou famoso com a BWA, empresa com longo histórico na área de venda de ingressos. O executivo sofre rejeição de parte dos conselheiros.
A coluna tentou contato com Balsimelli pelo Instagram, mas não obteve resposta até a conclusão deste post. Portella não foi localizado. O espaço segue aberto para ambos.
Irritação
Nos bastidores, a administração do Corinthians demonstra irritação com representantes da OneFan, que não teriam avisado para a diretoria que iriam ao CD falar sobre a parceria.
A ida da empresa ao Conselho aconteceu em meio a reuniões entre as partes para reavaliar pontos do contrato que desagradam à agremiação.
O modelo financeiro incomoda a direção atual. As luvas pagas no início do contrato para a antiga gestão são vistas como um peso que faz o Corinthians ganhar menos agora.
Além disso, há queixas em relação a mecanismos do sistema montado pela OneFan usados diariamente pelo clube no acompanhamento do Fiel Torcedor.
De maneira geral, o Corinthians não está satisfeito com o serviço prestado pela parceira. O risco de uma ruptura litigiosa existe.
Notas oficiais
O departamento de comunicação do Corinthians respondeu às perguntas da coluna por meio de nota usada também para falar da recomendação da Comissão de Justiça para que seja rompido o contrato com a Alvarez & Marsal. Confira:
"O Sport Club Corinthians Paulista reafirma que a profissionalização de suas atividades é um caminho sem volta e isso nada tem a ver com movimento de SAF. O clube está empenhado na modernização de suas operações, e parte fundamental desse processo é a atuação de profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.
A atual gestão está totalmente dedicada a implementar mudanças significativas que elevem os padrões de excelência do nosso time, garantindo que o Corinthians se posicione como uma referência de gestão profissional.
Acreditamos que essa evolução é essencial para o futuro do clube e estamos determinados a seguir nessa trajetória.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a eficiência, sempre em busca do melhor para nossos atletas, torcedores e parceiros.
Por fim, ressaltamos que a estrutura do clube é definida pelo estatuto, e quaisquer alterações prescindem das deliberações tanto do Conselho quanto da Assembleia geral dos associados".
A assessoria de imprensa da OneFan respondeu à coluna com esta nota:
"A OneFan informa que apresentou todas as explicações que lhe foram solicitadas no âmbito de uma convocação oficial de reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians, ou seja, respeitando as obrigações de sigilo presentes no contrato com o clube.
Trabalhamos com muito orgulho nesta parceria de quase três anos, em que integramos os serviços do Fiel Torcedor, do ticketing e do app Universo SCCP, entre outros.
Nosso compromisso como parceiro de ecossistema digital é o de nos esforçarmos ao máximo para atender as diretrizes estabelecidas pelo clube com a dedicação e a qualidade que a Fiel merece, tal como fazemos com outros clubes e entidades do Brasil e da Europa."
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