Tóquio-2020 pode ter Mbappé e Salah; conheça as seleções já classificadas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ouro no Rio de Janeiro quatro anos atrás, a seleção brasileira inicia neste domingo (19) a busca pela classificação para os Jogos de Tóquio-2020. A equipe comandada por André Jardine enfrenta o Peru, em Armenia (Colômbia), pela rodada inaugural do Sul-Americano sub-23, que na prática funciona como pré-olímpico.
A competição, que reúne os dez países filiados à Conmebol e distribui apenas duas vagas para a Olimpíada, começa amanhã e vai até o dia 9 de fevereiro.
Nove das 16 seleções que irão disputar a chave do futebol masculino em Tóquio já estão conhecidas. Europa, Oceania e África definiram todos os seus representantes. O Pré-Olímpico da Ásia está em andamento, e o da Concacaf será jogado de março a abril.
Três países campeões mundiais estão garantidos: França, Alemanha e Espanha. Japão, Egito e Costa do Marfim, que disputaram a última Copa do Mundo, também já estão classificados. Romênia, Nova Zelândia e África do Sul completam o grupo das equipes que estão asseguradas.
E alguns dos principais craques desses países já manifestaram interesse em viajar ao Oriente.
O astro francês Kylian Mbappé, que tem idade olímpica, afirmou no fim do ano passada que adoraria disputar a Tóquio-2020, mas só se isso não causasse nenhum conflito com o Paris Saint-Germain.
O atacante Mohamed Salah, um dos craques do Liverpool e principal nome do Egito, é outro que não tem escondido sua vontade de disputar a competição - no caso, ficaria com uma das três vagas para jogadores acima de 23 anos da equipe africana.
No entanto, é pouco provável que a dupla realmente dê as caras no torneio olímpico.
Mbappé é nome certo na convocação da França para a Eurocopa, que acontece entre 12 de junho e 12 de julho, e teria de emendar a próxima temporada sem desfrutar das férias se emendasse as duas competições - os Jogos de Tóquio vão de 24 de julho a 9 de agosto.
No caso de Salah, o difícil seria convencer o Liverpool a aceitar a ideia de começar a disputa do Campeonato Inglês desfalcado de um dos seus nomes mais importantes. A tarefa talvez se torne um pouco mais fácil se a conquista da Premier League realmente acontecer nesta temporada.
Mas o mais provável é que a Olimpíada de Tóquio realmente não tenha Mbappé, Salah e nenhum outro craque consagrado que ainda jogue por seleções principais.
Uma estrela com pouco mais de chances de ser convocada é o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, que já se aposentou da equipe principal da Espanha e admitiu em outubro que poderia reforçar o time sub-23 na Ásia.
O Brasil subiu ao pódio dos últimos três torneios olímpicos masculinos de futebol. Em Pequim-2008, conquistou o bronze. Em Londres-2012, chegou até à final, mas acabou derrotado pelo México. Já na Rio-2016, enfim faturou a inédita medalha de ouro.
Os classificados para a Olimpíada de Tóquio
Japão (país-sede)
França
Alemanha
Romênia
Espanha
Nova Zelândia
Egito
Costa do Marfim
África do Sul
três vagas para Ásia (até 26 de janeiro)
duas vagas para América do Sul (até 9 de fevereiro)
duas vagas para Concacaf (entre 20 de março e 1º de abril)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.